Menu

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Apologética - II

Pois bem. No último post vimos de um modo geral a ideia da Apologética. Neste post, vamos tentar abordá-la ainda de forma geral, mostrando como a sua ideia deve ser sempre colocar a cosmologia bíblica contra a não-bíblica, de modo a demonstrar a falácia desta última. Isto não é algo que transcorrerá em poucos parágrafos e com certeza precisaremos de mais posts para discutir isso (desta vez vou diluir bem o tema em pequenos textos, para facilitar a leitura).

Mas à frente vamos abordar questões mais sensíveis e que constantemente surgem em nossas conversas: Relativismo, A Bíblia é mesmo a Palavra?, Deus existe?, o problema do mal, e várias outras que sempre são constante alvo de questionamentos, até mesmo de cristãos. Mas, por agora, sigamos em frente falando ainda de Apologética.


Uma das primeiras coisas que temos que lembrar, é que discutir religião, política, esportes é algo que raramente fazemos em ambientes formais, é muito mais provável que nós venhamos a ser questionados da razão da nossa fé em reuniões de família, no trabalho, nas lanchonetes de universidades e até mesmo na rua. Por isso, temos sempre que pensar que temos um ambiente informal para fazer a defesa da nossa fé.

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? 
Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.” (I Co. 1:18-21)

A Palavra de Deus é bem clara em mostrar que Ele determinou que o homem, pela sua própria sabedoria, jamais conseguiria descobrir a verdadeira natureza da realidade (que é Deus). Isto serve para esmagar o orgulho humano e mostrar como as cosmovisões não-bíblicas não conseguem chegar-se a Deus. Nenhuma racionalidade humana sequer consegue chegar perto da de Deus:

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” (I Co. 1:25)

É muito claro: mesmo a “loucura de Deus” ainda consegue ser mais sábia do que toda e qualquer racionalidade humana. Nós, porém, não somos iguais ao mundo, nós compartilhamos parte do conhecimento de Deus que Ele mesmo nos revelou! Nós podemos padronizar nossos pensamentos segundo Ele: nós temos a mente de Cristo! (I Co. 2:16)

Se qualquer debate se resumir a sabedoria humana X sabedoria de Deus, então a vitória está mais do que certa. A inteligência e racionalidade são coisas que a Bíblia garante aos que O temem: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” (Pv. 9:10)

É triste ver que muitos cristãos hoje têm grande respeito e até medo das mentes, ideias e ideais não-cristãs. Isto frequentemente leva a um bloqueio mental que não deveria acontecer, pois quem batalha por nós não é a nossa inteligência, dicção ou capacidade. É o Senhor Deus!  Lembre-se do “gago” Moisés, do “fraco” Davi, do temeroso Josué. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm. 8:31b)

Meus caros, o máximo que aqueles que compartilham de uma visão não-bíblica podem obter são ideias sábias pelos padrões humanos. Padrões estes mergulhados na obscuridade do pecado, que, no fundo, os torna não capazes de produzir verdadeira racionalidade. Isto não significa que devemos subestimá-los, mas também não precisamos superestimá-los!

“Se você é um cristão, então você deveria crer na Escritura. Se você crê na Escritura, então você deveria crer que a sabedoria divina é maior do que a sabedoria humana [...]” (CHEUNG, p. 10). E isto não deveria estar baseado em nenhum dom intelectual que você julgue ter, mas baseada e totalmente dependente da sabedoria de Deus revelada nas Escrituras. (Obs: tenho vários outros posts falando sobre esta maravilhosa Palavra de Deus; se quiser, depois confira-os clicando aqui).


Com esta mente, a mente de Cristo, o que haveremos de temer?
Deixe Cristo inundar sua mente! Seja Deus vosso guia e vossa luz.


S.D.G.



Nenhum comentário:

Postar um comentário