Menu

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - VII

PRATICANDO A PALAVRA – II

É galera, ao que tudo indica este será o último post que farei sobre a Palavra de Deus, espero que todos tenham aprendido muito até aqui, assim como eu aprendi.

No último estudo, vimos a importância da Palavra para aqueles que estão começando a sua caminhada na fé, como o leite espiritual deve estar nutrindo esta criança que está dando seus primeiros passos na corrida cristã.

Ainda citando David Hatcher, no livro Idade Espiritual, é possível dizer que, na caminhada cristão, quando a criança cresce, passa a ser um jovem espiritual: “O jovem é forte na Palavra, é cheio da Palavra de Deus. Ele lê, estuda, decora, armazena a Palavra dentro de si.” (HATCHER, 2010, p. 80)

Isso fica claro quando lembramos do exemplo de Timóteo, alguém que cresceu na Palavra e sabe que são elas que podem ajudá-lo: “Tu porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação que vem pela fé em Cristo Jesus.” (II Tm. 3:14-15).

Neste texto, Paulo afirma claramente que é pelo crescimento na Palavra que poderemos nos tornar mais sábios como Jesus. Daí a importância de estar continuamente estudando esta palavra.

A ideia principal que quero trazer aqui é que, depois que cresce, a criança espiritual deixa de beber somente leite e passa a comer alimento sólido. E este deve ser o trajeto natural de todo cristão! Deus não quer que sejamos eternas crianças, que não estudam profundamente a Sua Palavra e, consequentemente, não O conhecem direito.

O autor de Hebreus deixa isso claro quando diz: “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos [...]” (Hb. 5:13-14a).

Neste texto, o autor não está dizendo que beber do leite espiritual é algo ruim, até porque, como já vimos, isso é um processo natural de todo cristão! O problema é outro:

Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade que alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.” (Hb. 5:12).

O problema é nunca deixar de ser criança. É nunca crescer espiritualmente, sendo um eterno bebê, que, embora ainda seja glória para o nome de Deus, não será uma ferramenta tão útil como poderia ser.

O post de hoje é voltado para aqueles cristãos que já estão há algum tempo na caminhada cristã. A exortação é: não deixem de crescer! O Espírito de Deus opera em nossos corações por meio da Palavra da verdade, já vimos isso em estudos passados. Por isso, é necessário que conheçamos mais e mais esta Palavra viva: para que vivamos!

Em Provérbios 2:4-5, vemos que: “se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.”

Como a um tesouro escondido devemos procurá-la, pois ela é muito mais valiosa que isso. Ela é bênção para aqueles que nela caminham. Esta Palavra não só traz vida àquele que a procura e lê, mas também àqueles que estão ao seu redor.

“Mas aquele que considera atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvido negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tg. 1:25).

Que promessa magnífica o Senhor nos dá! Que pratiquemos a sua palavra e seremos bem-aventurados no que realizarmos! Gente, olha como isso é óbvio e perfeito: Deus não quer que nós O obedeçamos? E para obedecê-lo não temos que buscar na Palavra os Seus caminhos? E os Seus caminhos não são o melhor para nós? E nós, obviamente, não queremos o que é melhor para nós? Ora, então basta seguir a vontade de Deus, que teremos o que é melhor para nós! É perfeito! O propósito majestoso de Deus para nós é perfeito!

Hatcher falou algo interessante, quando disse que: “Deus não quer que você tenha apenas conhecimento [...]. Deus quer que você viva essa Palavra.” (HATCHER, 2010, p. 142)

Provérbios 8:34 diz que: “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras pela minha entrada.” Nos ensina que é diariamente que devemos buscar os caminhos do Senhor.

Gente, presta atenção: Deus não nos guia somente nos “grandes objetivos” da nossa vida, nos nossos “sonhos” e no “futuro”. Ele quer nos mostrar HOJE: o que temos que fazer onde quer que estejamos, com quem devemos falar, o que devemos falar, como devemos nos comportar, onde temos que ir. O propósito de Deus para o crente não está só no futuro: ele está acontecendo agora!

PARE E PENSE: O que você está fazendo agora mesmo? E como isso é parte do plano de Deus? O que Deus quer que você faça hoje? PARE DE LER DE VERDADE AGORA E PENSE.

Ore ao Senhor, busque-O em Sua Palavra. Ele há de mostrar o caminho a seguir. Cresça espiritualmente e continue a crescer para ajudar a outros. Renove sua mente constantemente (Rm. 12:2), buscando a sabedoria do Senhor. “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito [...]” (Hb. 6:1a).

Só assim, meus caros, poderemos ser o ideal que II Timóteo 3:17 traz: “a fim de o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Amados, que possamos glorificar o nosso Deus por meio do conhecimento e da prática de Sua Palavra! Que ela viva em nós para que possamos ser instrumentos em Sua mão!


S. D. G.

Um comentário:

  1. Amém! Belíssimo texto, Gabriel, mas acima de tudo, um texto que falou muito ao meu coração. Que Deus continue te abençoando com sabedoria e usando para a obra dele. Abraço!

    ResponderExcluir