Menu

quinta-feira, 6 de março de 2014

Palavra de Deus - VIII

Retiro espiritual - Março/2014 

"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!" (Sl. 119:97).

Este post é para os leitores possam se alegrar com o maravilhoso retiro em que estive agora, cujo tema era "Amando e meditando na Palavra de Deus", e o versículo chave foi o que vocês leram no começo da postagem. E é muita "Jesuscidência" que esse tema tenha sido exatamente sobre o que eu estive falando aqui nestas últimas semanas!

Espero que todos tenham aprendido um pouco com estes posts, que eles possam ser um canal para que Deus fale aos nossos corações por meio da Palavra da Verdade.

Não pretendo dar um resumo do que o Rev. Elias Medeiros trouxe para nós neste retiro. Mas meramente sublinhar algumas das ideias trazidas pelo pregador.

Em primeiro lugar, destaco que devemos ler a Bíblia em câmara lenta (nas palavras do próprio pregador). Isso quer dizer que não devemos ter pressa em simplesmente passar a vista pelo texto, antes, pelo contrário, devemos meditar calmamente em cada termo lido.

Cada advérbio, pronome, artigo, verbo, pode ser a diferença entre uma mera leitura e a Palavra de Deus falando aos nossos corações. Tomemos o exemplo que nos deu o pregador ao citar o texto de Sl. 119 97 (no começo da postagem):

"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo O dia!"

Notem o destaque para o "o". Este simples artigo transformou o sentido do versículo! Se lermos com pressa e "engolirmos" o "o", teremos a impressão de que a Bíblia está querendo dizer que devemos ler a Palavra todos os dias, diariamente, constantemente. E isso não está errado, mas não é isso que este texto está querendo dizer.

No caso de Sl. 119:97, Deus está dando outra ênfase: ele quer que meditemos em sua Palavra durante TODO O dia, ou seja, que estejamos nela o dia inteiro, que não deixemos que os afazeres do mundo nos apartem dos ideais do Poderoso Deus, expressos claramente em sua Palavra!

Isto quer dizer que não importa o lugar ou situação, devemos estar lembrando daquilo que lemos na Palavra de Deus, para que Ele possa aplicar isso no nosso dia-a-dia. E fica a dica: tente colocar um alarme no seu celular (ou qualquer outro aparato -- pode até pedir pra alguém te mandar mensagem, ou ligar), para que a cada 60min você pare por alguns segundos e tente lembrar do que leu da Palavra.

Faça isso num primeiro momento de forma programada, para aos poucos se acostumar e trazer a Palavra de Deus para o seu cotidiano. Não a deixe encerrada nas letras de um livro, mas traga ela para sua vida, pois esta Palavra É viva.

Outra coisa interessante que aprendemos: tire um tempo para estudar um livro da Bíblia. Conheça o autor do livro, seu contexto histórico, seu tema principal, prepare um esboço (como um fichamento) do livro. Empenhe-se em aprender mais da Sagrada Escritura!

Não precisa ser um livro grande e complicado. Comece pequeno: vá para livros como Rute, Ester, Jonas, Judas. Depois passe para outros como Daniel, Filipenses, Eclesiastes, Colossenses, etc. Preocupe-se em crescer espiritualmente para ser instrumento nas mãos do Deus vivo!

Aliás, você nem precisa fazer isso sozinho! Nada impede que você busque auxílio de outros irmãos para ajudá-lo a estudar a Bíblia. Pelo contrário, se você sentir dificuldade não hesite em pedir ajuda a alguém que está alguns passos adiantes na caminhada cristã.

Por fim, ressalto a importância dada para a meditação diária na Palavra de Deus. Isto eu já tratei em posts anteriores, não vou me delongar sobre isso. Tudo que tenha a acrescentar é: separe um tempo da sua melhor hora do dia, para ler sua Bíblia.

E por melhor hora do dia, quero dizer aquela que lhe é mais prazerosa. Não adianta você sacrificar seu sono, alegando que aquela é sua melhor hora, quando na verdade seu maior período de acuidade mental (ou seja, disposição) é quando você vai assistir seu filme, seriado ou novela. 

É justamente NESSE horário que você deveria separar um tempo para meditar na Palavra de Deus. Porque esse é o horário que você está mais disposto para fazer as coisas. E é isto que Deus quer: o melhor! Você não precisa sacrificar as coisas que gosta de fazer, só precisa aprender a conciliar suas prioridades. Lembre-se do que diz Mt. 6:33, quando Jesus falou: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." 

Esta mensagem trazida por Jesus não era novidade. Desde o Velho Testamento, Deus já havia ordenado para colocar Sua Palavra em primeiro lugar.

Em Js. 1:8, Deus ordena: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido."

Notem os termos que destaquei: Deus ordena que este líder do seu povo, Josué, medite na Sua lei, para ENTÃO, ou seja, só depois que meditar (olha a relação de causa-consequência), prosperaria e seria bem-sucedido.

Deus quer, hoje, que priorizemos a Sua Palavra. Que tenhamos um tempo de meditação diário com Ele, lendo sua palavra "em câmera lenta", saboreando cada termo, para que Ele fale aos nossos corações, e assim cresçamos mais e mais em sabedoria, a fim de sermos instrumentos úteis nas Suas mãos.

Que o Senhor nos abençoe, que Sua Palavra habite em nós e que nós a vivamos todos os dias!

Seja Ele nosso guia e nossa luz.

S. D. G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário