Menu

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - VI

PRATICANDO A PALAVRA - I 

People, eu estava pensando se não seria bom fazer um post final sobre a Palavra de Deus trazendo a importância dos aspectos práticos da leitura bíblica. Cheguei à conclusão de que não cairia mal e aqui estou.

Neste post, vou buscar trazer ideias de como utilizar a Palavra de uma forma geral e ao mesmo tempo tentando aplica-la. Não prometo dar grandes manobras, mas gostaria de conscientizar o leitor da importância desse livro e da sua utilidade.

Falaremos num primeiro momento sobre a importância da Palavra para aqueles que estão começando a caminhada cristã, para em outro post abordar a importância dela na vida daqueles que já têm certa experiência na fé.

David Hatcher, no livro Idade Espiritual (2010, p. 30-31), diz que o recém-nascido espiritual, ou seja, aquele que acabou de se converter, tem fome da Palavra de Deus, pois precisa de genuíno leite espiritual para se fortalecer e crescer firme e forte.

Ele traz a ideia de Pedro em I Pe. 2:2: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.”

Hatcher está trazendo um ensino de mão dupla: aqui podemos aplicar tanto ao recém-convertido como para aquele que já está mais avançado na caminhada cristã.

Se você acabou de se converter e “por acaso” veio a ler este texto, a dica é: NÃO deixe de se alimentar da Palavra! Busque-a dia e noite! Se preocupe em nutrir-se do verdadeiro leite espiritual, que será capaz de fazer você crescer espiritualmente.

Lembre-se de Js. 1:8, onde Deus diz: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

E se você é alguém que já está mais adiante na caminhada cristão, o destaque para você é o começo deste mesmo versículo: “Não cesses de falar deste Livro da Lei”. A aplicação prática disso se dá quando você fala deste livro da lei para outros!

Neste ponto, é óbvio que me refiro à pregação da palavra para os não-crentes, mas não é só a isso que o texto se refere! Deus está comandando você, que já tem certa experiência, a ensinar os recém-convertidos sobre as maravilhas do nosso Senhor!

Esta é uma dica de ouro para jovens e adolescentes!

Nestas fases, é muito mais fácil fazer amigos íntimos, porque estamos em contato direto com pessoas que venham a se tornar nossos amigos, passamos basicamente a semana inteira com eles: ficamos um tempão com eles na escola/universidade e não raro ainda nos encontramos depois das aulas.

Meu jovem ou adolescente, preste muita atenção no que Deus está te falando! Ele quer que você fale do Livro da Lei tanto para os seus amigos que não conhecem a Deus, como também para aqueles que acabaram de se converter e precisam de um guia!

Hatcher se refere a essa etapa do discipulado como “bonding materno”, ou seja, aqueles primeiros dias do recém-nascido quando ele cria um forte laço com as primeiras pessoas que entram em contato com ele.

Olha a dica de Hatcher: “Não deixe passar uma semana sem contactar o recém-convertido. Ele precisa desse bonding com a igreja, com pessoas que o amam.” (HATCHER, 2010, p. 53).

Comece a parar para pensar como você pode fazer a diferença na vida de seus amigos, antes que seja tarde.

E claro que isso não se aplica somente aos jovens, qualquer idade (falo da criança ao idoso) é responsável “por aquilo que cativa”. E Deus colocou você em contato com essas pessoas justamente para que o Seu nome seja engrandecido!

Há uma ressalva imprescindível a ser feita, e ela vale tanto para o “recém-nascido” como para a “criança” espiritual. Os “pequeninos” da fé precisam de leite!

Cuidado para que, no afã de querer ajudar o seu amigo, você não acabe despejando nele uma cascata de informações que ele ainda não é capaz de digerir! É óbvio que o Espírito Santo o estará ajudando, mas você também tem que entender que isso é um processo.

De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” (I Co. 3:7).

O autor de Hebreus fala em Hb. 5:11, que há, de fato, muitas coisas a dizer e difíceis de explicar. Mas, assim como acontece com uma criança que está aprendendo a ler e escrever, o processo é de muita repetição e constante exercício!

É um processo lento e sistemático. A criança precisa de muito leite para ficar bem nutrida e muito exercício para aprender a fazer as coisas corretamente. Na prática, isso se traduz, nas palavras de Hatcher, em: “[...] estar estudando a Palavra, decorar a Palavra, ler a Palavra, participar dos estudos bíblicos, e vir aos cultos para aprender.” (HATCHER, 2010, p. 51)

Aquele que está começando a sua caminhada espiritual, deve buscar alguém mais experiente que possa ajudá-lo nessa caminhada. E digo mais: escolha alguém que possa te cobrar! Que não vá deixar você fazer o que bem entende ou que vai te largar! Se é seu amigo mesmo, ele vai querer que você cresça mais e mais para a glória de Deus!

E se ele não estiver te cobrando, cobre você isso dele, pode ser o pontapé que ele precisava para acordar e continuar sua caminhada cristã. Isso vai ser bênção na vida dele e na sua. O Senhor vai usar vocês dois para enchê-los da sua Palavra, que trará vida e honrará o Seu nome através de vocês, onde quer que estejam!

É hora de começar a crescer espiritualmente, para nos tornar boas e úteis ferramentas nas mãos do nosso Senhor!

Que nosso Deus e a Sua Palavra sejam nosso guia e nossa luz.

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário