Menu

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - V

É gente, pensei que este seria meu último post sobre este tema em específico, mas já cansei de anunciar o fim de um tema, quando Deus claramente coloca mais ideias na minha cabeça para falar sobre ele. Quando for o fim, vocês saberão.

Sei que minha proposta foi trazer algumas abordagens sobre a Palavra de Deus que nos fizessem pensar, mas creio que neste último tópico desviarei um pouco da proposta inicial e falarei (mesmo que sem querer) também da Trindade. (Não, não desenvolverei o tópico extensamente, haverá momento para isso).

Bem, vimos uma série de coisa sobre a Palavra de Deus até então. Sua origem, características, função, de quem ela fala e o que Aquele que fala quer de nós: que sejamos como a Palavra viva, Aquele que veio para nos mostrar o verdadeiro caminho da luz.

Neste último estudo, eu gostaria de destacar o presente único que é a Palavra de Deus (no sentido de Escrituras) para nós. Olhemos o texto de Jo. 8:43, 47 e vejamos o que Jesus diz aos fariseus: "Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra [...]. Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus." 

Ora, vejam só como Jesus mostra como aqueles homens, que não eram de Deus, não criam no Seu Filho que estava na sua frente e, consequentemente, não eram capazes de compreender as Escrituras, eram cegos.

Jesus afirma isso mais de uma vez, sendo a mais óbvia em Mt. 22:19, onde: "Respondeu-lhes Jesus: Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." O que por vezes esquecemos é que as duas coisas estão ligadas: não se pode conhecer as Escrituras sem o poder de Deus!

O que quero trazer aqui é que somente uma mera leitura da Bíblia não é suficiente para compreendê-la. Nós não podemos achar que poderemos entender tudo que Deus tem revelado para nós baseando-nos somente no nosso conhecimento. Como poderíamos absorver os conhecimentos da Palavra viva por nós mesmos?! Nós! Meros humanos pecadores, que não sequer dignos do amor derramado pelo Pai, que trouxe a Palavra viva para nos salvar!

Ora, lemos no último estudo que Jesus é a Palavra viva, que vive em nós (Gl. 2:20). Calma aí... vamos pensar aqui: como pode ser que Jesus, que foi feito carne e osso possa estar vivendo dentro de nós? Isto é uma inconsistência com as leis da Física e não faz sentido nenhum! 

Ah! Mas não podemos nos esquecer do que lemos no final do último estudo: Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”  (I Jo. 5:7). Então vemos na doutrina da Trindade que o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo também agem em conjunto até mesmo quando nós estamos lendo a Bíblia!

Jesus nos prometeu que Ele subiria para junto de Deus Pai, mas não nos abandonaria, muito pelo contrário! Ele estaria para sempre conosco: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." (Mt. 28:20b). 

Ele faz isso nos enviando o Santo Espírito: "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." (Jo. 14:26).

Neste texto vemos que Jesus nos mostra como Ele há de continuar conosco até o fim dos tempos. Ele envia Aquele que não somente estará conosco, mas nos ainda nos ensinará o que Deus tem preparado para nós nas Suas Escrituras.

E nós, por nós mesmos, não conseguimos entender! Vai dizer que vocês nunca ouviram falar (ou não conhecem) um professor ou cientista que já leu a Bíblia com o simples propósito de mostrar que ela não faz sentido algum? Ou mesmo pessoas que gostam de pegar passagens da Bíblia fora de contexto para mostrar como ela se contradiz ou como é simplesmente loucura?

Bem que a Bíblia falou: "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus." (I Co. 1:23). Meus irmãos, a Palavra do Senhor é o guia fiel para aqueles que são Seus. Pois só com a ajuda do Seu Santo Espírito é que poderemos compreendê-la e utilizá-la.

Vejamos um caso mais prático: um pregador vai à cidade de Samaria, anunciando o Senhor Jesus, e lá a multidão recebe a sua palavra, com grande alegria. Mas um anjo do Senhor diz para ele ir para o sul, descendo de Jerusalém para Gaza.

E eis que no caminho ele encontra um homem, um oficial da realeza, num carro, lendo os escritos do profeta Isaías... Então o Espírito Santo convence aquele pregador a se aproximar do carro do oficial, e, ouvindo o que o ele estava lendo, perguntou: "Compreendes o que vens lendo?" (At. 8:30b).

Exasperado, o oficial responde: "como poderei entender, se alguém não me explicar?" (At. 8:31a). Então, Felipe, o pregador, sobe no carro e passa e explicar-lhe as Escrituras: "Então, Felipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus." (At. 8:35).

Ora, ora, que interessante! É o Espírito Santo que convence Felipe a se aproximar do homem (vs. 29) e ali, "por acaso" o homem estava lendo uma passagem de Isaías que se referia a Jesus, a Palavra viva! E ali Felipe passa a falar sobre Jesus ao homem. 

E por acaso será que Felipe explicou porque era um bom pregador? Que era bom no que fazia? Porque as circunstâncias facilitaram o trabalho dele? Que nada! "Porque pela graça sois salvos; mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus." (Ef. 2:8).

Do começo ao fim: a Palavra é de Deus!

Foi Ele quem a pronunciou antes da fundação do mundo, anunciando a Palavra viva, o Verbo que se fez carne e veio até nós para nos livrar e, mais ainda, quem nos faz entendê-la ainda hoje! Suas ideias e ideais são perpétuos e para sempre serão por Ele, para Ele e por meio d'Ele

Hoje, quando for ler a Santa Escritura, peça para que Deus faça seu Espírito Santo abrir sua mente e coração para que a Palavra viva pulse em seu coração e transborde pelos seus lábios, assim como Ele o fez a Felipe.

Seja Deus seu guia e sua luz, e que a Sua Palavra habite em nós.

S.D.G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário