Menu

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - I

Como falei no primeiro post, vou tentar aqui falar um pouco mais da Palavra de Deus e o que isso significa para nossas vidas. Não pretendo aqui falar TUDO que tem para ser dito sobre o tema, eu mesmo posso ver outros nichos que podem ser seguidos. De qualquer forma, espero surpreender o leitor, fazendo-o perceber que a Palavra de Deus está mais perto do que imagina...

A primeira abordagem que quero fazer da Palavra de Deus é sobre a sua voz. Quero dizer com isso que Deus fala, mas com voz mesmo, som e tal. A Bíblia nos fala a respeito disso.

Desde o Gênesis, a voz de Deus se faz ouvir e demonstra o seu poder. Veja só Gn. 1:3: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Simples assim! Ele falou, e aconteceu! Quando o Senhor fala, sua Palavra é poderosa o suficiente para alterar a própria realidade como a conhecemos!

Em Sl. 29:3-5, temos uma exposição poética da voz do Senhor e o seu poder: “Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas. A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano.”

Repito, estamos falando aqui de uma voz sonora de Deus, ou seja, é literalmente a palavra que sai da boca d’Ele, tal qual quando nós falamos (já que fomos feitos em semelhança a Ele – Gn. 1:26; 5:1).

Há um exemplo claro disso no Novo Testamento. Em João 12:28, vemos Jesus falando: “Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.”
Este é um exemplo claro da palavra que sai da boca de Deus, tanto que olha o verso 29: “A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.” A multidão chegou a confundir a voz do Senhor com um trovão!

Vemos então que Deus manifesta a sua Palavra por meio da sua voz, que é poderosa para modificar a realidade e transformar vidas. Mas agora devo fazer uma admoestação àqueles que dizem ouvir (audivelmente) a voz do Senhor.

Em primeiro lugar, não duvido que Deus hoje possa falar diretamente a pessoas como se tivesse um telefone, porque sei que Ele tem poder para isso e pode fazer caso ache necessário; mas devemos lembrar o propósito pelo qual Deus falava audivelmente.

Isto está bem explicado no verso 30 do texto de João que estávamos lendo: “Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.” Aqui Jesus está deixando bem claro que Deus falou com ele por causa da multidão, para que esta ouvisse essa voz e se maravilhasse e visse com quem estavam lidando.

A manifestação da voz de Deus tinha o propósito específico de mostrar àquelas pessoas que aquele que estava falando com elas era realmente o Filho de Deus. Quer ver? Olha só o batismo de Jesus narrado em Marcos 1:10-11: “Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus: Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo.”

Mas porque Deus falou isso naquele momento? Jesus já não sabia disso? Ora, o próprio João Batista já anunciava a divindade daquele que viria a seguir, tanto que nem se achou digno de batizar Jesus (Mt. 3:13-15); logo, fica claro que Jesus não precisava que Deus falasse com ele usando a sua voz só para dizer que era Seu Filho, Jesus já sabia disso!

Era necessário mostrar àquele povo quem era Jesus, e Deus fez isso por meio da sua voz falada, porque aquele povo ainda não tinha algo que temos hoje: as Escrituras do Velho e Novo Testamento.

É por isso que Deus não precisa mais fazer aqueles sinais para que creiamos hoje, porque Ele já nos deu aquela mesma palavra na forma da Bíblia! Não precisamos mais ficar tentando ouvir a Sua voz de forma audível, porque Ele não precisa mais dela para falar aos nossos corações! Quão maravilhoso é isso! Deus já fala conosco pelas Escrituras e nem precisa de som para isso!

Gostaria que o leitor parasse pra um pouco em algo muito profundo e interessante... A mesma palavra falada por Deus ao nihilo (ao nada) é esta que está hoje na nossa frente! Nessas páginas de papel repousam palavras do Deus Vivo e Verdadeiro, que é o mesmo hoje e sempre! Pensa nisso, você tem a oportunidade de aprender, diretamente, com Aquele que foi capaz de modificar a realidade com uma simples palavra!

Esse será o tópico do próximo post, vou abordar as Escrituras e suas características (baseando um pouco no modelo do Breve Catecismo de Westminster), para entendermos um pouco mais da Palavra de Deus e as ideias e ideais trazidos por ela às nossas vidas.

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário