Menu

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - IV

Bem, pessoal, pretendia terminar aqui a série de meditações que tenho trazido sobre a Palavra de Deus, mas vi que ainda tem espaço para mais um tópico interessante, então este aqui será o penúltimo (hehehe). Estes textos são baseados em estudos que tenho tido com um jovem amigo e têm sido bastante renovadores para mim.

Hoje trataremos de abordar um ponto final sobre a Palavra de Deus: a Palavra viva! Ora, em estudos anteriores vimos a Palavra como a voz falada (audível) de Deus, a Palavra em seu aspecto humano histórico e também seu aspecto bíblico, ou seja, as Escrituras como Palavra do Deus vivo.

Mas há ainda uma última relação que gostaria de apontar: quem é a Palavra viva?

Vimos até então que a Bíblia, como Palavra de Deus, traz uma série de prerrogativas para o crente e também traz a revelação de Deus, ou seja, ela mostra o que Deus é e o que Ele quer de nós, complementando inclusive com o exemplo dos crentes de Bereia. E terminamos o último estudo falando que a Palavra de Deus é viva e eficaz.

Agora, parando para pensar... como assim a Palavra de Deus é viva? Ela pulsa? Ela está viva simplesmente no sentido de não ser letra morta? A resposta mais óbvia é “não”, porque ela é viva assim como nosso Deus é vivo. Porém é um pouco mais que isso...

Em Jo. 1:1, temos que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Neste texto, João traz a palavra “verbo” em letras maiúsculas, demonstrando aí alguma autoridade neste nome.

No Dicionário Online de Português, vemos que verbo é uma: “classe de palavras que indicam os processos, isto é, que se distinguem pelo caráter dinâmico com que expressam o que se passa com os seres ou em torno dos seres.” (http://goo.gl/fYNf7U)

Olha como começa a definição: é uma classe de palavras. Ora, isto não é mais sobre teologia ou doutrina! Estamos de volta a uma aula de português aqui! Mas é interessante como o texto bíblico nos remete à ideia de uma palavra que tem relação direta com a nossa própria linguagem.

A Bíblia nos remete a uma noção de verbo como “verbo” mesmo, ou seja, transitivo direto, indireto, etc. Ou seja, é uma “palavra” como qualquer outra. Mas esta simples palavra “verbo”, é trazida por João numa conotação ainda mais forte, não se trata de qualquer “verbo” mas “no princípio era o Verbo”.

Que a Escritura toda aponta para Jesus não é grande novidade, desde Gn. 3:15 temos a primeira referência a um Salvador, a alguém que viria para salvar o homem da sua queda, do seu pecado. Escribas, juízes, reis, profetas falam da figura deste redentor. A Bíblia toda é referente a Jesus.

E o próprio Jesus se refere a isso em Jo. 5:39, onde diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” Ele mesmo sabia que está ali cumprindo o que o Deus Pai havia dito por meio das Escrituras.

Mas o que nós falhamos em entender é que Jesus não simplesmente cumpriu as Escrituras. Jesus é a encarnação das Escrituras. Olha o texto de Jo. 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

Gente, olha que incrível! Aquela Palavra viva do Deus Todo-Poderoso, capaz de mudar o universo, veio ao mundo em forma de homem e viveu entre nós! O próprio Deus encarnado veio para testificar da Sua Palavra.

É por isso que a Palavra é viva!! Porque nosso Jesus morreu, ressuscitou e hoje está VIVO! Reinando para sempre à direito de Deus Pai! “Porque Ele vive, posso crer no amanhã..” Lembra disso? É porque Ele vive que a Sua Palavra é viva também!

Lembrando de tudo isso, pense agora nesse texto: “logo, já não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gl. 2:20).

Calma aí... quer dizer que... a Palavra do Todo-Poderoso... aquela que é capaz de alterar a realidade... se fez carne, habitou entre nós, morreu pelos meus pecados e... como se não fosse suficiente... vive em mim?!

Que Deus maravilhoso é esse que nos torna participantes de Seu reino ao ponto de colocar dentro de nós o Seu Filho, que nos traz a Palavra da Vida e, além disso, é a própria Palavra de vida! Eis porque o texto de Jo. 17:3 diz que: “E a vida eterna é esta, que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Lembra que falamos que as Escrituras mostram o que Deus é e o que Ele quer de nós. Ora meu caro leitor... quem (mas quem) poderia mostrar quem Deus é e o que Ele quer de nós melhor do que Jesus, a Palavra viva, o Filho do Deus Todo-Poderoso?

Por isso que as Escrituras apontam para Jesus, não somente porque Ele veio para cumpri-la, mas porque Ele era a Palavra da vida, viva entre nós!

E para vocês não ficarem achando que isso é muita viagem da minha cabeça (embora já tenha mostrado alguns textos que falam de Jesus como “O Verbo”), olha só como o texto de I Jo. 5:7 se refere a Jesus: “Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”

A Palavra de Deus é viva até hoje nos céus, e é também esta que Deus deixou aqui na terra, em forma de palavras impressas num papel e também dentro dos nossos corações. O Jesus da Bíblia não está só lá, ele vive em nós e é por meio dele que Sua Palavra também é viva e eficaz.

Seja Deus nosso guia e nossa luz e que sua Palavra habite em nós!


S. D. G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário