Menu

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Palavra de Deus - II

Bem, eu ia deixar pra escrever só amanhã, mas não aguentei. Hehehe

Então, na última vez que estudamos aqui, vimos que a Palavra de Deus pode se referir à voz falada de Deus, e que isso se manifestava em tempos bíblicos especialmente para que o povo cresse em Deus.

Vimos ainda que isso não é mais necessário hoje, porque temos a Bíblia impressa para leitura, ou seja, as Escrituras Sagradas no Antigo e Novo Testamento, que são Palavra viva de Deus para os que creem.

Aqui há muito o que se falar sobre este livro maravilhoso. Antes de passarmos para os aspectos bíblicos da Bíblia (hehehe), há alguns aspectos “humanos” a serem destacados.

Em primeiro lugar, a Bíblia é o livro da Antiguidade com mais cópias manuscritas. Estamos falando de mais de 5000 cópias apenas do Novo Testamento, escritas no século II!

Mas o mais impressionante não é isso. Como é que pode a Bíblia, escrita por mais de 40 autores (dentre o Gênesis e Apocalipse) durante mais de 2000 anos ter uma harmonia interna que nenhuma outra obra literária tem?! Como é que pode haver uma confluência tão forte de ideias e ideais, valores e propósitos, sendo escrita por tantos autores diferentes, mas impressionantemente unidos?!

Como é que pode um livro escrito por fazendeiros, reis, poetas, profetas, pescadores, pastores de ovelhas, coletores de impostos ser tão coeso?! E ainda por cima escrito durante um período de tempo tão vasto, com tempos de guerra, tempos de paz, por homens com condições sociais diferentes, de culturas diferentes, idiomas diferentes, ideias diferentes!

Como pode tão grande multidão de pessoas ser unida durante mais de dois milênios meramente por um ideal comum? E como se não fosse suficiente, como é que este mesmo ideal mantém um grupo tão grande de pessoas unido até hoje, vinculados a um mesmo livro que não mudou!

Uau...

Agora vejo como é verdade que: “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.” (Is. 40:8); ou ainda quando Jesus disse que: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” (Mt. 24:35; Mc. 13:31; Lc. 21:33).

Como vimos, a Palavra que sai da boca de Deus, é esta mesma que está a nossa disposição. E assim como é eterno o nosso Deus (Ex. 3:14; Sl. 90:2; Ap. 4:8) e imutável em seu ser (Tg. 1:17; Ml 3:6), assim é a sua Palavra, que nos traz conforto e vida.

Essa Palavra que permanece conosco é viva e nos traz vida porque vem do próprio Deus! “porque eu vivo, vós também vivereis.” (Jo. 14:19). E é por isso que hoje vivo pela Palavra: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb. 4:12)

No próximo post, vamos tentar explorar um pouco sobre o que as Escrituras ensinam e tentaremos trazer algumas características diferentes sobre o tema, para que possamos aprender mais e mais do nosso Senhor.
Que a Sua palavra viva em nós!
S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário