Menu

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Apologética - Demônios I

Hello, hello, meus caros! Estamos de volta aí com mais um post sobre Apologética, a defesa da nossa fé, para mostrar a todos que somos racionais quanto ao que cremos, não somos cegos e tampouco alienados, muito pelo contrário, temos visão clara e aberta pelo Espírito Santo! 

O tema de hoje cai na mesma categoria do de anjos: porque estudar demônios? Seria isso uma perda de tempo? Não seria mais importante estudar assuntos mais aprofundados? Eu sinceramente acharia que sim, porém o que muito se vê hoje são os "shows de horrores" de telepastores e "evangelistas" que pregam uma temida "batalha espiritual" sem conceituá-la corretamente. Por isso, vamos lá.


Os demônios são via de regra vistos como seres a quem devemos temer. Mas uma leitura bíblica indica que não é bem assim; por outro lado, o texto bíblico também indica que não devemos subestimá-los. Lembramos que acima de anjos e demônios está o Senhor Deus, não há uma oposição entre Deus e o diabo, como veremos.  

Vamos do começo: de onde vieram os demônios? Sabe-se que eles são anjos maus que antes eram bons, pecaram e perderam seus privilégios. O primeiro destaque é que também são seres espirituais e como os anjos, dotados de juízo moral e alta inteligência; porém, diferente deles os demônios, operam o mal continuamente.

Existiu mesmo uma espécie de rebelião no céu? Que os anjos se revoltaram, liderados pelo diabo? O texto bíblico indica isso em diversos momentos (como vamos ver), mas não há nada explícito. Quanto a isso, convém entender que não nos foi revelado com clareza e, portanto, devemos nos abster de conjecturar sem base bíblica.

Não obstante, sabemos que os anjos maus foram removidos da presença de Deus. Entenda-se, removidos, mas não parados: eles continuam ativos no mundo, embora ainda permanecem sob o domínio do Senhor, conforme também veremos.

"Satanás" é o nome pessoal do cabeça dos demônios. Vejamos os textos bíblicos:
"Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles." (Jó 1:6)
"Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram." (Mt. 4:10-11)
"Então, o Rei dirá também os que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mt. 25:41)
Neste último texto nota-se a ideia de autoridade que Satanás tem sobre seus anjos. Vê-se também que Satanás é conhecido por outros nomes. Aliás, cabe dizer que "Satãn" é uma palavra no hebraico que significa "adversário", mas há outros nomes como "Serpente", "Belzebu" (Mt. 10:25), "príncipe deste mundo", "Maligno".

Agora note uma coisa: onde a Bíblia chama Satanás de "Lúcifer"? Pois é, meus caros. Não há referência direta a Satanás como "Lúcifer" na Bíblia, esta palavra significa apenas “portador da luz”, ou “anjo de luz” e é uma tradução do latim que se popularizou no decorrer da história e hoje foi tomado pela mídia para construir esse nome como se fosse Satanás também.

Achei interessante saber disso, eu mesmo fiquei surpreso. Fiquei também assustado com quantas coisas nós achamos que sabemos mas, na verdade, é apenas fruto da construção humana (midiática) de informações que nós tomamos como bíblicas ou certas.

Veja-se mais um exemplo disso: Satanás é o rei do inferno? O que diz a Bíblia? Vejamos o texto: "Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo;" (II Pe. 2:4).

Rapaz, pra começo de conversa, não sei vocês, mas esse lugar aí pra onde o diabo e seus anjos foram não me parece nenhum reinado não, parece mais uma prisão. Logo, não dá pra dizer que Satanás tem um "reino", como algo conquistado ou próprio, mas uma prisão onde fora jogado. Mas ainda fica a questão: Satanás é o rei do inferno? Ou ainda: quem é o rei do inferno?

Deus, meus caros. Deus é o rei do inferno. Não se assustem! Ele é o Rei de tudo que há:
Todavia, eu sou o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu. [...] Eu os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? Meus olhos não veem em mim arrependimento algum." (Os. 13:4,14)
Não há lugar que o poder de Deus não seja o supremo poder operante. Sequer o inferno, que tanto é pintado como o lugar onde o diabo castiga a todos, reinando como um lorde, é livre da influência divina. Aquele pode até ser um lugar que não conhece a graça de Deus (daí ser o inferno), mas jamais será um lugar que não conhece o poder de Deus.


Outra questão: Satanás é vermelho, tem chifres e um tridente? Bom, essa é bem óbvia que não, tudo bem; até porque a Bíblia diz que ele pode assumir a forma de um anjo de luz (II Co. 11:14), logo, teria uma aparência agradável, que pudesse seduzir os olhos do ser humano.

Mas... de onde vem então essa figura "tradicional" de Satanás? Bom, isso é fruto dos esforços da Igreja Católica durante a Idade Média de ridicularizar Satanás ao caricaturar sua figura, fazendo dele uma figura quase cômica. Na verdade, a questão da representação do diabo é algo que tem perpassado toda a história.

Durante os primeiros séculos, Satanás era comumente associado ou representado na forma de deuses pagãos, visto que eles simbolizavam os demônios que antagonizavam com os hebreus.

Na Idade Média, como vimos, buscou-se essa caracterização "cômica" de Satanás, representando dessa forma principalmente nas pinturas da época (de onde se tirou a imagem que fica até hoje); a ideia dessa caricatura era tentar humilhar Satanás e seu orgulho. Que fique bem claro: eles não achavam ou diziam que Satanás era mesmo daquela forma, era apenas uma representação para rechaçá-lo.

Já na Idade Moderna (e aqui a gente começa a ver as sutilezas do inimigo), por conta dos ideais iluministas e do conjunto de acontecimentos políticos que marcaram a época, Satanás passou a ser visto um nobre rebelde que travava uma batalha contra a autoridade tirânica de Deus. Na Idade Contemporânea essa "humanização" de Satanás permaneceu, sendo que ele é hoje utilizado como figura "sarcástica" contra os padrões "cristãos" de comportamento e ética.

Mas o que podemos destacar como características ou atividades de Satanás e dos demônios? Bom, uma primeira é que ele pecou antes dos seres humanos. Jesus, ao dar dura palavra afirma que: "Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade..." (Jo. 8:44a,b -- Aliás, esta palavra fora bem marcante para João, já que o mesmo autor repetiu a ideia em I Jo. 3:8); também vale lembrar que Satanás foi o tentador de Eva.

Este comportamento pecaminoso é padrão a todos os demônios, visto que sua principal atividade é opor-se a Deus e tentar destruir a Sua obra; assim como tentou Adão e Eva, Satanás tentou também a Jesus, visando sempre destruir a obra divina.

E não se enganem, os demônios usam de táticas diversas para conseguir alcançar seus objetivos. Vejamos: "... Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (Jo. 8:44c); "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo..." (Ap. 12:9a); fora aquelas que já sabemos, a mais primordial delas, a tentação.

Entendam, per favore, o principal objetivo dos demônios não é possuir pessoas (tema do próximo post), fazer panelas bater, luzes tremeluzir ou assustar as pessoas! Tudo que eles e Satanás mais querem é cegar as pessoas para o Evangelho: "Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (II Co. 4:3-4).

O que mais alegra aos demônios é ver a obra de Deus caminhando para sua destruição, é vê-la escravizada, é impedir que vejam a Deus. Ao provocar esse abandono, os demônios querem ver as pessoas longe do Evangelho, que é Cristo, a expressão máxima da glória de Deus.

Até aqui dá até pra ter medo mesmo deles, em saber que têm tamanha influência ao ponto de cegar o entendimento para o evangelho. Mas não temam! Como falamos mais acima, Deus é é soberano sobre absolutamente todas as coisas (inclusive o inferno), logo, não há como ser de outra forma nesse caso também.

Olhem só o que acontece no caso de Jó, como Deus precisou autorizar a ação de Satanás (evidenciando a hierarquia entre os seres):
"Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. [...] Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR." (Jó. 1: 6, 12)
"e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;" (Jd. 6)
Em Jó 2:6, vemos o Senhor repetir a mesma restrição a Satanás, delimitando sua ação claramente e autorizando que Satanás pudesse agir (compreendido do contexto em que Satanás questiona a fidelidade de Jó). No texto de Judas vemos claramente que ele tem guardado em algemas, ou seja, mesmo que os demônios estejam agindo no mundo, eles não estão libertos da autoridade divina.

Outra coisa importante: não há indicação bíblica de que os demônios saibam o futuro ou que sejam oniscientes. Vejam bem, nem os anjos sabem! Lembram? Olhem o texto: "Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai." (Mc. 13:32).

Obviamente que eles sabem muitas coisas que foram reveladas aos seres espirituais e não a nós; além disso, eles sabem também o que está revelado nas Escrituras, porque eles bem sabem que o que está escrito ali é a verdade e vai se cumprir, mas não temos como afirmar biblicamente que eles sabem de todas as coisas.

Outro mito: não há indicação expressa de que eles possam ler os nossos pensamentos. A Bíblia nos orienta em dizer que Deus e Jesus conhecem os nossos pensamentos e esquadrinham os nossos corações. Mas devemos tomar cuidado com doutrinas ocultistas que querem dar poderes mágicos aos demônios que a Bíblia não expressa.

O que podemos dizer é que os demônios, assim como os anjos, sabem de muitas coisas porque eles veem elas acontecendo: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" (I Pe 5:8). Não seria errado lembrar que Satanás tem uma miríade de demônios que "anotam" muitas coisas que fazemos e assim podem estar constantemente checando nossas atitudes e buscando influenciar-nos ao mau.

[Aqui caberia um mega-parêntese. Embora este texto não seja sobre isso, devo lembrar que o mau que habita no mundo não vem de Satanás ou de seus demônios. O primeiro mau vem de nós mesmos. Nós somos pecaminosos. Nós somos maus por natureza. O que Satanás e seus anjos caídos fazem é apenas nos empurrar no caminho que naturalmente já seria o nosso: a morte trazida pelo pecado.]

Mais um mito a se quebrar: pelo texto de Jó que vimos que Satanás fora apresentar-se perante a presença do Senhor. Isto demonstra que ele não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Satanás, assim como os anjos (que vimos no post anterior), está ligado às leis que regem toda a criação. Os demônios, como criaturas que são (ou seja, criados) estão debaixo da soberania do Criador.


Gostaria de finalizar este primeiro post enfatizando este último ponto. Vários movimentos pentecostais e neo-pentecostais dão muita autoridade a Satanás, como se ele fosse o soberano dessa terra, como se seu poder de influenciar fosse tamanho que todos nós tivéssemos que ter pavor ao ouvir mera menção ao seu nome.

Porém nós não podemos nos deixar levar por essas filosofias, meus caros. Não só já vimos que ele e seus demônios são criaturas que estão debaixo da soberania divina (tendo sua ação limitada em diversos momentos por conta do poder de Deus), temos ainda que lembrar quem é o verdadeiro senhor desta terra.

Antes de subir aos céus, o Senhor Jesus disse: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." (Mt. 28:18). Jesus é o verdadeiro senhor. Ele sim é aquele que comanda este lugar, cujos acontecimentos e criaturas estão debaixo da Sua poderosa mão, aquele que sempre foi, que pisou a cabeça da serpente e tomou nosso lugar na cruz. É a este Deus que devemos temer e tremer.

Tal verdade é tão profunda que até os demônios não ousam questionar, vejam: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." (Tg. 2:19). Eles tremem porque sabem quem é a verdadeira autoridade sobre os céus e sobre a terra.

Ao Senhor de toda a Criação seja a glória pelos séculos dos séculos!

___________________________________________

No próximo post falaremos sobre alguns assuntos interessantes como possessão, repreensão demoníaca e alguns detalhes que vierem pelo caminho. Estudaremos isto não por mera curiosidade acadêmica, mas para nos munir de argumentos quando vierem questionar a razão da nossa esperança, quando vierem nos questionar de coisas que as filosofias mundanas pregam como certas de maneira enganosa.

Até lá, seja Deus vosso guia e vossa luz.

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário