Menu

sábado, 10 de setembro de 2016

Apologética - Anjos III

Hello amigos! Pois é, estamos aí estudando sobre o que a Bíblia diz a respeito dos anjos. Como já falei, é importante que conheçamos o que a Palavra diz sobre estes e outros seres espirituais, para não cair nas armadilhas das filosofias contemporâneas panteístas e suas subclasses, que tendem a idolatrar estes seres e enxergá-los de uma maneira não-bíblica.

Até agora, já vimos o que são os anjos e os outros seres espirituais, todos criados por Deus com vistas à Sua adoração; também vimos alguns dos poderes e funções dos anjos (que vão desde proteção até mesmo a executar aqueles a quem Deus determina); e também vimos ainda a falácia dos "anjos da guarda". Hoje, para finalizar este tema, vamos falar sobre nossa relação com os anjos e também nos cuidados que devemos ter ao fazer isto.


O primeiro aspecto da nossa relação com os anjos, é que devemos estar conscientes da existência deles, especialmente porque adoramos a Deus também com os anjos. Sendo todos criaturas de Deus, criados justamente com o propósito de adorá-Lo, não haveria nada mais natural:
"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados," (Hb. 12:22-23)
Interessante que, querendo ou não, os anjos também observam o que fazemos. Eles não são onipresentes nem oniscientes, mas a Bíblia relata o trabalho dos anjos na terra também e muitas vezes olham tanto o bem quanto o mal que fazemos. Não se engane, Deus não precisa destes "olhos", mas isto é um alerta para o nosso testemunho também.

Além disso, os anjos também executam o trabalho de Deus na vida de seus servos, seja para proteção: ("O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano [...]" Dn. 6:22a); também auxiliaram Jesus em seu ministério ("Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram" Mt. 4:11); e livraram também os apóstolos de problemas ("Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse:" At. 5:19).

Os anjos são seres extraordinários, que cumprem os desígnios de Deus e que são poderosos e úteis instrumentos para o Seu Reino. Porém, assim como muitas boas ferramentas e coisas maravilhosas que Deus cria são deturpadas pelo pecado, também o nosso relacionamento com os anjos não pode ser contaminado por essas coisas.

O primeiro alerta é cuidado com falsas doutrinas. Nenhum anjo ou outra criatura pode pregar algo que seja diferente da palavra e dizer que é verdade ou querer que nós acreditemos:
"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema." Gl. 1:8
"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." II Co. 11:13-14
"Tornou-lhe ele: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe)." (I Rs, 13:18)
Ainda hoje muitas falsas doutrinas são propagadas sob argumento de que fora uma "revelação" dada por anjos, que informaram algo além da Palavra ou deram um conhecimento totalmente distinto dela. A Bíblia não é algo que precise de complemento, Deus já revelou tudo o que é necessário para que creiamos em Jesus e tenhamos a salvação.

Quanto a isso, eu tenho uma história pessoal para contar... Vamos lá.
Não sou muito ligado nesta história de sonhos e querer buscar uma interpretação pra eles. Sou assim especialmente pra não dar lugar àqueles que acham que nos sonhos há segredos para serem desvendados ou que isto deve de alguma forma pautar a sua vida. Entendo Deus age sobrenaturalmente apenas quando necessário. Antigamente Ele fazia isso com mais frequência porque não havia outra maneira; hoje, temos a Palavra que é tudo que precisamos. Mas continuemos.
Eu tenho vários sonhos em lugares recorrentes. Tem um que é num shopping, (daqueles que o meio é como uma galeria e os andares são ao redor do centro), aí no terceiro andar as "lojas" na verdade são quartos de hotel e a gente tem que sair dos quartos para tomar banho num banheiro que é no segundo andar, então tem várias pessoas andando de toalha e com mudas de roupas e sabonete, alguns com vergonha, outros achando natural -- isso junto a pessoas bem vestidas que estão ali fazendo compras. Tem o banheiro do segundo e o do primeiro andar pra tomar banho, são bem estilosos, mas estão quase sempre cheios, então de vez em quando eu tenho que ir no do subsolo, que parece uma sauna/favela, com teto baixo e sujo; o box que geralmente dá pra usar é num lugar mal-iluminado e eu não gosto muito de ir lá.
Este foi só um exemplo de lugar que de vez em quando eu caio nos sonhos. O que vou contar aconteceu num lugar que parecia ser uma área rural. É um daqueles casarões de filmes, todo de madeira e bem compridos, com dois andares e o teto tem aquela "ponta" no centro, estilo bem colonial mesmo; o terreno dá direto neste casarão, do lado dele tem uma cerca e atrás tinha uma espécie de grande parque, com uma igreja ao fundo e um lago no meio. Já fui nesse lugar algumas vezes, mas não lembro como foi, só lembro que fui lá.
Dessa vez, eu me encontrei na frente do casarão, mas algo estava estranho, ele parecia deserto e abandonado. As janelas estavam escuras/acinzentadas, o céu parecia até meio nublado, a grama da frente era só um mato mal-cuidado agora, e a cerca do lado parecia feita de tapumes, de modo que não dava pra ver a parte de trás. Eu lembrei que tinha uma igreja lá atrás e resolvi que queria ir lá visitar de novo; só que o caminho para igreja era pelo portãozinho que ficava na cerca ao lado, só que como tava tudo tapado, não dava pra passar.
Foi então que lembrei também que por dentro da casa dava pra passar e chegar nos fundos, era um caminho quase reto entrando pela porta da frente e saindo pela da cozinha, aos fundos. Resolvi entrar dentro da casa.
Entrei e achei muito estranho. O silêncio, tudo escuro, de aspecto sujo e abandonado. Fiquei com medo de avançar, mas aí pensei: "Eu lembro qual é o caminho, é rapidinho, eu vou só aqui mais ou menos na reta que já saio na outra porta". Resolvi continuar. Passei pela sala da entrada em direção a um pequeno hall que eu sabia que levava à cozinha, à esquerda. Sem querer dobrei num quarto por engano. Com uma lanterna encontrada não sei onde, foquei no chão (o ambiente estava muito escuro) e vi colchões velhos jogados, a parede com pintura toda lascada, roupas e alguns restos de alimento. Pensei: "tem alguém morando aqui, mas parece que já foi embora". Resolvi apertar o passo para a cozinha e sair logo.
Voltei e fui em direção à cozinha. Ainda com a lanterna em mãos, iluminando o caminho, cheguei na cozinha, também bem bagunçada e suja. Circundei a mesa que estava bem no meio e cheguei na porta que dava para os fundos. "Trancada", eu percebi assim que tentei abri-la. O jeito seria sair dali e resolver como chegar lá atrás. Refiz o caminho de volta, agora já um pouco mais alerta, mas de forma alguma assustado ou com medo. 
Dessa vez com passos rápidos, voltei rapidamente para a sala, para a porta principal, só que notei um quarto à esquerda (que seria à direita de quem entra na sala), que não tinha dado atenção no começo. Entrei lá e foquei a lanterna, para dar de cara com um homem. Não lembro dos detalhes dele, apenas do seu aspecto bagunçado e da expressão confusa em seu rosto ao me ver. Olhei para ele e, ainda meio surpreso com a sua presença, disse: "Você sabe como eu faço pra chegar na igreja?". Ele me olhou, a expressão dele deixou de ser confusa. Ele começou a abrir um sorriso largo, seu olhar ficou maníaco enquanto ele dizia baixinho "Igrejaaa?". Aí outro cara apareceu por trás dele, este outro tinha uma cara mais sadia e parecia uma pessoa normal, ele segurou o maníaco enquanto dizia "Não, não!". O maníaco tava ficando descontrolado, tava se aproximando de mim e o rosto cada vez mais insano, babando, abrindo os braços como se fosse atacar, eu recuando com passos titubeantes. O outro cara segurou o maníaco e gritou: "Corre, corre!". Ainda bem que eu estava perto da porta da entrada. Eu saí correndo e bati ela com força, na tentativa de impedir o avanço do maníaco. Para minha sorte, ele não conseguiu abrir a porta, só via suas mãos passando na janelinha de vidro no meio da porta e eu saí correndo em direção à cerca do lado, no intuito de pulá-la e chegar na parte dos fundos antes que o maníaco saísse. Tudo isto aconteceu em questão de segundos.
Com a adrenalina pulsando, consegui pular os tapumes sem grandes problemas. Caí no outro lado e fui andando paralelo à lateral da casa para chegar nos fundos. Outra surpresa. O que eu recordava ser uma espécie de parque limpo e arrumado, com aquela igreja aos fundos, estava também num aspecto pós-apocalíptico. Desta vez o céu tinha até aquele avermelhado dos dias de chuva. O lago no centro estava todo esverdeado, pequenos focos de fogo apareciam dentro de camburões ou em entulhos. A igreja aos fundos estava toda acabada e em cinzas. Pessoas passavam por ali arrastando ou procurando coisas em corpos caídos por ali. Alguns deles notaram minha presença. Aí que foi ruim: o aspecto deles começou a ficar igual do maníaco lá de dentro da casa; só que dessa vez eu já sabia no que ia dar essa reação deles, então nem esperei pra ver. No meu lado esquerdo tinha um muro que ainda não tinha percebido e não tive nem dúvidas: subi no muro e pulei para o outro lado, na tentativa de escapar daqueles loucos que -- pelo que pude deduzir -- eram um bando de loucos que haviam queimado a igreja e matado todos os que moravam ali.
No outro lado do muro, caí numa superfície dura, mas não me machuquei, caí acho que meio agachado ou inclinado mesmo. Só que não havia mais nada. Estava tudo branco, eu só sabia que havia algo físico ali porque eu caí em cima. Então senti uma presença, uma voz firme me disse: "Olha, Gabriel, você tem que ler mais a Bíblia, você está estudando muito pouco, tem que se esforçar mais." Eu ouvi a voz com certo temor e desconfiança, ela continuou: "Você tem que estudar mais a Bíblia. Agora preste atenção que eu tenho uma revelação de Deus pra você."
Nesta hora meu espírito se inflamou, todo o medo, todo o temor caiu por terra, quando eu me ergui e apontando o dedo para aquela presença (que não estava à minha frente ou em direção alguma) eu disse, firme, com toda a firmeza que você pode imaginar: "NÃO! Eu não quero ouvir o que você tem a dizer! Tudo que Deus revelou já tá na Bíblia e isso é suficiente para mim! Eu não quero e NÃO vou ouvir o que você tem a dizer!"
Puf. Não estava mais lá. Apareci em outro lugar. Era uma espécie de calçada de uma rua de uma cidade, parecida com tantos filmes que vemos. Ruas de bairro tranquilas, com calçadas arborizadas, carros estacionados, pessoas andando e passeando. E eu estava de repente sentado ali. Senti que alguém ia se aproximar para falar comigo. Alguém se aproximou e sentou ao meu lado. Depois orou comigo.
Este relato serve como testemunho para evitar que outras pessoas busquem em sonhos ou em outros ambientes novas "revelações", que muitas vezes são falsas doutrinas e interpretações bíblicas, com o propósito de desviar os servos do caminho da verdade.

Entramos então em outro ponto perigoso: adoração a anjos. Note que isto também não é algo exclusivo dos nossos dias, conforme o texto:
"Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, de sua mente carnal," (Cl. 2:18)
Já na época de Jesus, havia muitas crenças entre os pagãos sobre anjos, em especial no mundo greco-romano (devido ao misticismo helênico) e no gnosticismo. O próprio judaísmo e as seitas judaicas tinham forte interesse em anjos e criam neles. Isto se deu especialmente com o fim dos profetas: eles achavam que pelos anjos poderiam continuar tendo contato com o divino; os livros apócrifos mostram várias vezes judeus buscando revelações de anjos. 

A busca por aparições de anjos e outros seres espirituais é a marca da imaturidade espiritual. Veja que houve poucas manifestações de anjos descritas na Bíblia. No âmbito da nova aliança, eles apareciam somente para auxiliar o ministério de Jesus; as poucas vezes que apareceram no contexto da igreja primitiva, era somente em situações específicas e com propósitos específicos. 

Paulo mesmo referiu-se poucas vezes a anjos e ainda aletrou os crentes quanto a estas aparições; ele mesmo destacou várias vezes que se deve adorar somente a Deus, lembrando que o caminho era Jesus:
"Porquanto há um só Deus e um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," (I Tm. 2:5)
Vocês sabem o que os próprios anjos pensam sobre adorar a eles? Vejam só (aliás, a mesma coisa se repete em Ap. 22:8-9):
"Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. Prostrei-me ante aos seus pés para adorá-lo. Ele porém disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Ap. 19:9-10)

 É assim que nós concluímos este estudo: os próprios anjos reconhecem seu lugar. Este lugar é debaixo da soberania divina. Eles se submetem a Deus e amam fazer isso, sabendo muito bem que Jesus é superior a eles:
"Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles." Hb. 1:3-4
Temos que tomar cuidado para adorar a quem verdadeiramente merece adoração. Misticismo, esoterismo e tantas outras falsas doutrinas querem buscar poder e conhecimento no lugar errado. Não raro, são vítimas de espíritos enganadores (que será o tema do nosso próximo estudo). 

Não sei deixe levar pelos falsos ensinamentos. Conheça a Palavra, estude a verdade do Evangelho, para que você possa dar a razão da sua esperança. Adore a Deus! Os anjos, a terra, os céus, todos reconhecem que a Ele, e somente a Ele, deve ser dada toda a glória!

Seja Deus vosso guia e vossa luz. A Ele toda a glória pelos séculos dos séculos. Amém.


S.D.G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário