Menu

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Testemunhar do amor - V

Contarei então a história do segundo domingo em que estive na IPSW. Neste domingo, o Pr. Washington já estava sabendo que eu estava por lá, que morava perto da igreja e resolveu começar a tirar proveito da ferramenta.

Eu, salvo casos extremamente fortuitos, sempre chego antecipadamente aos meus compromissos. Não suporto a cultura do atraso que reina em nosso país. Sei muito bem que moro no Brasil e que a maioria das coisas ocorre assim. Mas isto não significa que tenho que concordar com isso! Para o meu Deus, deve ser feito o melhor, isso é o mínimo que Ele merece.

No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor [...]” (Rm. 12:11)

Estou dizendo isso porque, naquele domingo, cheguei mais cedo à igreja (aliás os horários lá são um pouco diferentes do que estou acostumado – os serviços no domingo começam às 09h30min e às 19h). Ao ver-me chegar, o Pr. Washington perguntou se eu não poderia tocar os hinos que seriam cantados naquele dia.

Cabe uma boa explicação sobre a IPSW: eles têm uma liturgia que favorece os hinos. Isto também foi algo que me chamou atenção quando da minha primeira visita à igreja. Tanto nos domingos pela manhã quanto nas quartas-feiras à noite, só se cantam hinos. Eu gostei muito desta valorização que se dá à nossa hinologia centenária; aliás, vários membros reclamavam que nós não cantávamos mais hinos.

Então no domingo de manhã, tem-se a abertura, com um hino, depois uma breve palavra e em seguida a divisão de classes. Após a divisão, todas salas retornam ao templo para o encerramento, quando é cantado mais um hino e são dados avisos gerais. Pela parte da noite, tem-se a abertura, um momento de hinos (3 ou 4), seguido de um momento de cânticos, e, após a palavra, canta-se mais um hino seguido do tríplice amém.

Esta é a dinâmica básica na qual eu estava me metendo, hehehe. Creio eu que tenha sido uma boa experiência para o Guilherme e a Ana que eu estivesse ao piano, pois, sabendo os hinos que seriam tocados, eu escrevia os arranjos para o Guilherme tocar ao clarinete e pedia para a Ana cantar. Aliás, vale destacar, a Ana tem uma voz ex-ce-len-te! Aproveitei e pedi para que ela liderasse a igreja no cântico dos hinos, e que resultado positivo isso trouxe!

“Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.” (I Cr. 15:16).

Não vou tratar aqui do papel da música no culto, atenho-me a ressaltar a importância dessa ferramenta para a igreja. Lembrando que música não é só aquela que é tocada com os instrumentos e cantada pela congregação, ela está relacionada com o louvor a Deus, que envolve muito mais do que o som: envolve a nossa existência por completo.

Não lembro bem como aconteceu, mas nesse ínterim, conheci também a Débora (creio que foi no primeiro domingo que fui), ela toca flauta transversal e veio para somar com este pequeno grupo de entusiastas musicais que se formava. Foi muito bom poder tocar com ela também, pois colocando a flauta para fazer a melodia, o piano ficava mais livre para fazer outros arranjos, tornando mais criativa a música dedicada ao nosso Deus.

Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.” (Sl. 33:3) 

Vocês não tem ideia de quanto eu fiquei contente com essa possibilidade de criar diferentes meios para adorar a Deus de modo rico, com arte e com júbilo! Que privilégio! Para quem não sabe, eu componho, eu amo fazer isso, e (não poucas vezes) fico pensando que esta é uma das principais razões para que Deus me trouxe a esta terra.

A ideia de tanger com “arte” está muito ligada a usar nossa criatividade para tornar o louvor mais complexo, mais trabalhado, mais “bonito”. A busca da beleza na arte não é anulada quando escrevemos o louvor a Deus. Ora, sendo Ele perfeito, a busca pela “beleza” na estética musical está diretamente ligada à busca do Belo; se o Belo é a beleza absoluta, ou seja, perfeita, logo, a música que busca a beleza, busca glorificar a Deus, que é vasto em beleza também.

Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios, adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.” (I Cr. 16:29)

O verdadeiro músico cristão não se satisfaz com a mesmice de nossas músicas, nem com o estado atual de sua técnica: ele quer melhorar, buscando dar a glória devida ao nome do Senhor! Por isso é importante que o músico esteja sempre estudando, se aperfeiçoando; e isso vale para todos que têm a música como ferramenta de adoração: o batera, o do violão, o tecladista e inclusive os cantores.

Por conta disso, no tempo que toquei na igreja, busquei trazer um louvor a Deus não apenas por meio de um mero tocar de piano, mas busquei fazer arranjos, inventar coisas que enriquecessem essa música. E isso também me foi possível pelo trabalho do Guilherme ao clarinete, da Débora na flauta transversal e da Ana ao cantar.

E foi isso que fizemos naquele domingo. Confesso que não lembro agora se foi nesse domingo que tocamos os quatro (Eu, Guilherme, Ana e Débora), mas houve um domingo em que todos os hinos foram tocados por esse quarteto. Como a igreja regozijou-se nisso! Como é precioso poder adorar a Deus com nossos dons e talentos!

Foi muito bom poder ajudar aquela pequena igreja com os presentes que Deus tem me dado. Isso só foi possível porque: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.” (I Co. 12:4). E este é provavelmente a maior contribuição que pude dar, este foi o meu grande testemunhar do amor para com aqueles irmãos, servir a Deus servindo ao meu próximo, onde quer que eu estivesse.

Naquele domingo só teve uma coisa que eu errei legal e foi um mega fail, hehehe. Bom, no final dos cultos, assim como acontece na II IPBV, canta-se o Tríplice Amém. Até aí tudo bem. O lance é que: 1) estava em outra tonalidade; 2) eu não havia me preparado para tocá-lo – foi meio de surpresa mesmo; 3) a igreja canta de outra forma. Na II IPBV, temos a preparação e logo começamos; mas na IPSW, eles dão uma pequena pausa... Então, como achei que eles iam entrar logo após a preparação, fiquei tocando feito um leso lá e eles esperando eu parar... kkkkkkk

O piano e eu

Mas é assim mesmo, meus caros, no fundo, ainda somos ferramentas imperfeitas usadas pelo Músico dos músicos, que assim como fazemos com nossos instrumentos, tira tempo para nos polir, afinar nossas notas e garantir que estejamos regulados, para que possamos emitir um som perfeito, límpido, agradável aos Seus ouvidos.

Foi, de fato, excelente poder passar aquele tempo ali e uma pena que, como mencionou o Guilherme, que não tivemos mais tempo para aproveitar a música em nós. Aliás, não lembro se cheguei a mencionar isso, mas estávamos pensando até em reativar o coral da igreja!

Contarei esse brevemente: a igreja tinha um coral, mas ele parou por falta de regente (antes tinha um pastor auxiliar que era músico e fazia isso) e quando cheguei e fiquei sabendo disso, houve vontade em meu coração para tomar a frente, até porque é algo com o qual eu já estava acostumado e havia vontade na igreja para realizá-lo.

O lance era que, como em todos os outros campos, estava muito incerta a minha volta. Então não tínhamos certeza se daria tempo de montar um coral, até porque o natal eu – de certeza – iria passar em Boa Vista mesmo, mas daria tempo de pelo menos montar um hino. A D. Maninha (não lembro o nome dela gente, é assim que o pessoal a chama, ahuahuah) até chegou a montar uma lista de membros interessados, acho que chegou-se a algo em torno de 23 coralistas!

Alguém pode até perguntar: “Mas Gabriel, se você sabia que provavelmente não daria tempo, ou que poderia ir embora a qualquer momento, porque criar essa expectativa do coral?”. Ah, meus caros, eu não posso pensar assim! Eu tenho que servir a Deus onde quer que eu esteja, independente do futuro: eu tenho que fazer o que eu puder fazer agora, o futuro a Ele pertence. Eu não sei o que Deus ordenará pra mim amanhã, eu sei o que Ele ordena hoje, e é isso que eu vou cumprir.

Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?” (Sl. 30:9). O nosso tempo de servir não é depois nem mais tarde, o que Deus ordenou, isto devemos cumprir imediatamente! Eu não sei o que vai acontecer no futuro, mas sei como posso ser bênção no presente.

O pensamento básico é: “se der, foi porque Deus quis, e se não der, também é porque Deus assim o quis e isto é o melhor para as nossas vidas”. Tanto que foi isso que aconteceu! Quando eu já estava pensando em marcar o primeiro ensaio, marcaram foi minha passagem de volta para Boa Vista e o coral acabou não saindo do papel... ainda!


Bom, meus caros, este é um excerto das minhas aventuras musicais naquela igreja, em que busquei honrar o nome do Senhor com os Deus que Ele me deu. Conto isso não para que me ensoberbeça, mas para que outros vejam este comportamento e possam louvar ao nosso Deus com seus dons e talentos no hoje, onde quer que estejam.

Porque em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (At. 20:24)

Minha gente, não há muito mais para ser contado, mas há ainda algumas coisas preciosas a compartilhar com vocês. Espero que esta série de posts tenha motivado os irmãos a servir ao Senhor nosso Deus, pois esta é nossa verdadeira razão de ser.

Seja Deus vosso guia e vossa luz.

S. D. G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário