Menu

sábado, 6 de setembro de 2014

Testemunhar do amor - I

Faz tempo que não posto nada, né? Eu sei. Mas o que vale mais a pena: postar algo que preste ou simplesmente postar? Parece haver um prazer inato em simplesmente falar, falar e falar. Isso soa muito bem, e pode até ser saudável; mas também é sempre bom ter o que dizer.

Hoje já faz quase dois meses que estou longe de Roraima. Cheguei em Brasília em 14 de julho e logo mais estarei de volta na minha terra. É impressionante como Deus é capaz de usar seus servos onde quer que estejam para realizar a Sua vontade. E mais impressionante ainda é perceber seu amor sendo derramado em nós e através de nós.

No tempo que estive aqui, a serviço do IBAMA (órgão em que trabalho), fiquei no Setor Sudoeste. Isto se deu por diversos motivos e, entre eles, estava a possibilidade de servir à Deus na Igreja Presbiteriana do Sudoeste (IPSW).

Quando estive aqui em Maio/Junho de 2014, tive a oportunidade de conhecer algumas igrejas e a IPSW foi uma delas. No brevíssimo tempo que estive ali, naquela época, senti que seria um bom lugar para trabalhar, para servir a Deus e ao próximo. Assim, quando voltei para BSB em Julho, voltei decidido a contribuir com o máximo que poderia nesta igreja.

O que se segue é um breve testemunho do que Deus operou em minha vida nestes tempos, do que tenho aprendido. É parte de uma história um pouco mais longa sobre os planos para o futuro e a total dependência do Senhor, mas haverá momento apropriado para contar isto.

Confesso que nem sei por onde começar, são tantas coisas interligadas. Mas acho que vou começar falando de quando cheguei na IPSW, ou melhor, da chegada e o lugar onde estou morando.

O Setor Sudoeste é um setor relativamente novo em Brasília (não foi construído junto com o Plano Piloto no seu começo), deve ter uns 15 anos. No trabalho que venho desenvolvendo no IBAMA, tive a oportunidade de conhecer outras pessoas, colegas de trabalho, e lembrei de algo que aprendi: "Use a sua geografia." 


O que isso quer dizer? Se Deus colocou você em algum lugar, não foi por acaso. Você está onde está hoje, convivendo com quem você convive, porque Deus viu que este era o melhor lugar para você estar! Deus não pensa: "Ah, eu vou colocar ele no pior setor pra trabalhar". Que nada! Deus está colocando você onde você melhor será usado por Ele. Pense nisso.

José não foi vendido por seus irmãos e levado ao Egito por acaso (Gn. 37, 39-50); 


nem a menina que foi levada cativa para ser serva de Naamã (II Rs. 5); 


tampouco Daniel e seus amigos foram levados para o cativeiro por "mero desfortúnio" (Livro de Daniel); 


isso sem mencionar os passos de Jesus, ou Paulo no caminho para Damasco (At. 22: 6-11), 


ou mesmo Felipe que "por acaso" estava no caminho do eunuco (At. 8).

Repetidamente Deus mostra que o lugar em que Ele coloca Seus servos está diretamente ligada com o plano que Ele pretende executar em suas vidas e através delas em outros. 

Pensando assim, como tinha ficado claro que eu deveria ir para Brasília e passar um bom tempo lá (o que provou ser quase 02 meses), era meu dever (e meu privilégio) buscar servir ao Senhor naquele lugar. E isto deveria começar por onde eu estivesse morando.

Um dos colegas de trabalho estava alugando uma kitnet no Setor Sudoeste, porque ele também estava a serviço e não compensava ficar em hotel. Como sabia-se que ia-se ficar muito tempo (meses), a diária de um aluguel saía bem mais em conta do que a de um hotel, sendo assim, ele alugou uma kit no Condomínio Monte Parnasso.


Eu até tenho parentes em Brasília, uma família super gentil que me acolhe de braços abertos mesmos. São pessoas muito queridas, muito mesmo. É especial poder encontrar elas de novo. Quando vim em Maio, fiquei na casa da minha tia. Lá é muito bom, tem tudo que preciso (até mais) e não preciso me preocupar com nada. Além, disso, lá ficava razoavelmente perto da Igreja Presbiteriana do Planalto, que eu cheguei a visitar mais de uma vez e também onde as pessoas me receberam muito bem.

O lance era que a igreja não era tão perto assim, então morria de medo de voltar a noite depois do culto solene. Além disso, era uma igreja já bem estruturada, com um bom corpo de servos estabelecido ali. No fundo, para mim, seria o lugar mais confortável: eu poderia aproveitar tudo do bom e do melhor sem fazer esforço. Mas aquilo me incomodava o coração, eu sabia que não era bem isso que Deus queria.

Ainda naquela época (Maio), passei um final de semana no Sudoeste, pois o colega que morava lá estava viajando e eu poderia ter a kit só pra mim. Ora, chegando lá, qual a minha surpresa: ficava do lado (mas do lado mesmo, se eu pular o muro estou lá) da Igreja Presbiteriana do Sudoeste. Ora! Que surpresa agradável! Pois tornava muito conveniente as indas e vindas, já que estava sem carro.


É uma igreja pequena, mas agradável e receptiva. Cheia de servos do Senhor que buscam pregar a Palavra da Verdade, com jovens e adolescentes de alto potencial e adultos com disposição a servir. Eu estive lá apenas em uma Escola Bíblica Dominical quando fui em Maio. Mas em meu coração, o Senhor nutria o desejo de estar ali para servir àquela igreja.

Por isso, quando voltei em Julho à Brasília, optei por dividir a kit com este colega de trabalho. Em primeiro lugar, porque ele também estava só e longe da família, embora viajasse todo final de semana pra São Paulo pra se encontrar com eles; por várias vezes ele havia me convidado para ficar lá.

Confesso que demorei um pouco para entender: Deus estava colocando ali uma oportunidade de servi-Lo. Aquele senhor estava só e queria companhia e Deus estava me colocando ali para (quem sabe) fazer a diferença na vida daquele homem. Isso ficou muito claro quando o colega disse que se eu quisesse ficar na kitnet, nem precisaria me preocupar com aluguel, que não seria problema algum. Isto aliou-se ao desejo de servir à IPSW e deu-me mais certeza que era isso mesmo que Deus queria que eu fizesse.

Assim, optei por ficar lá e tudo tem sido muito bom! Embora eu não tenha que arcar com aluguel, sempre ajudo em todo e qualquer tipo de despesa doméstica: desde compras no supermercado a pagar contas de água, luz e telefone. Isso é importante, porque não quero ser um peso quando deveria ser luz em meio às trevas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Este é o comecinho das minhas peripécias aqui em Brasília. Nos próximos posts vou falar das bênçãos que têm sido derramadas em minha vida por meio desta igreja e do pouco que pude contribuir para com ela; de pessoas como a D. Agmária e o Sr. Abel, dos jovens Guilherme Cordeiro, Ana Luísa Guedes, Maria Eduarda Guedes, do Pr. Washington Emrich, e vários outros.

Essas histórias são para testemunhar do amor que Deus tem derramado sobre minha vida, para que outras pessoas vejam e o Seu nome seja glorificado! É o Seu poder e a sua graça sendo derramada na vida de Seus servos!


"Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Js. 1:9).


S. D. G.

PS.: As imagens no meio do texto foram inspiração da galera do Encouraçados. Valeu manos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário