Então é isso, meu povo. Depois de trilhar os diferentes caminhos, chegou a hora de finalizar essa série de posts onde exponho meu processo de aplicação do livro "Tomando decisões segundo a vontade de Deus" do Pr. Heber Campos Jr. e tento responder a mim mesmo se devo migrar minha literatura para os EUA e parar de escrever no Brasil. Hoje vou falar da última etapa que o autor sugere, o caminho da espera.
A Bíblia é cheia de textos que nos falam do valor que existe em esperar no Senhor. Ao fazer isso, estamos reafirmando nossa dependência de Deus. Assim como qualquer outra coisa na vida, precisamos tomar decisões pautadas pela fé. Quando em dúvida, não é pecado nenhum esperar. Na verdade, quando em dúvida, talvez a melhor das soluções seja esperar e avaliar o que o Senhor tem para dizer.
Tenho muito claro na minha cabeça como vou aplicar o caminho da espera. Quero ter bastante paciência antes de me aventurar lá fora, pra que eu possa me preparar com sabedoria. A primeira coisa é ter paciência comigo mesmo.
Devido à leva de baixas que tive com a literatura no Brasil, estou desanimado e sei que se eu inventar de escrever outro livro do jeito que estou, não vai sair algo bom. Preciso entender que talvez eu precise esperar um pouco. Preciso encontrar uma época em que eu não vá ter interrupções de viagens de trabalho ou outras programações para que, por um mês, eu possa escrever todo dia.
Outra coisa, não posso me aventurar com qualquer coisa. Se for pra entrar num mercado tão concorrido como o norteamericano, eu preciso ter algo bom em mãos. Não basta ser mais ou menos. Preciso dar um salto de qualidade e realmente produzir algo que vá fazer alguma diferença, pra que eu tenha chance de entrar. Minhas histórias só terão chance de alcançar pessoas se, de fato, elas estiverem ao alcance dessas pessoas.
Sem me adiantar muito, também preciso ter paciência com o processo. Se (se!) eu escrever bom, isso não significa que de imediato será publicado, tem toda uma outra saga a ser considerada depois disso. Enquanto para o escritor a escrita de um livro é uma etapa final de uma jornada, para uma editora a recepção de um manuscrito é a etapa inicial da jornada dela. É preciso sempre lembrar disso.
Tenho muito claro que se eu não tiver paciência, não vai dar certo. Estou me propondo a mergulhar num mundo diferente. Por mais que eu tenha alguma experiência com literatura no Brasil, preciso ter consciência e humildade para começar do zero.
Então é isso, minha gente. Estou oficialmente migrando minha literatura do Brasil para o exterior. Não pretendo mais escrever em português, vou apostar minhas fichas no inglês. Não há nada de pecaminoso ou errado nessa decisão, ela é apenas uma decisão. Preciso apenas ficar sempre atento às motivações do meu coração.
Independente, quero fazer como o Pr Heber Campos Jr. ensina: "Não devemos procurar um trabalho que traga propósito à nossa vida, mas encontrar um propósito em qualquer trabalho." (p. 97-98). Quero escrever boas histórias, quero usar meus dons e talentos para servir ao Senhor e aos outros. Quero encher meu coração do anseio do salmista:
O meu coração transborda de belas palavras. Ao rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de um hábil escritor. (Sl. 45:1)
Obrigado por acompanhar esta série (acho que ninguém acompanhou kkkkk, mas é assim mesmo). De qualquer forma, não sei quando ou se vou ressuscitar o blog em algum momento de novo. Quem sabe se eu tiver algo de útil a dizer.
Até lá, não esqueça:
Seja Deus vosso guia e vossa luz!
S.D.G.