Menu

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Escatologia - A volta de Cristo

Fala pessoal, estamos aí dando continuidade aos nossos estudos de escatologia, o estudo do fim dos tempos. Hoje vamos falar da volta de Cristo, um momento único em todo o cenário escatológico, e, aliás, para o qual apontam muitas promessas e seus cumprimentos. Vamos lá.
Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mt. 24:29-31)

A volta de alguém que amamos sempre é um momento ímpar. Quando alguém importante na nossa vida retorna de uma viagem e finalmente reencontramos essa pessoa... que grande alegria! Que grande bênção! 

Porém, como já falamos no começo desses estudos, parece que cada vez menos a igreja lembra da volta de Jesus, cada vez menos parece que a nossa verdadeira pátria está nos céus. Isso acontece porque cada vez mais nossos olhos estão sobre a terra e as coisas que ela contém. Porém tudo que há aqui é efêmero! A volta de Jesus marcará uma nova era, e (pelo menos deveria ser) é a grande razão da esperança em nós.

É importante deixar claro que a volta de Jesus não é uma metáfora ou um ato simbólico. A Bíblia nos ensina que assim como Jesus veio em carne, teve morte física e ressurreição, também seu retorno será literal. Porém há ainda muito sensacionalismo hollywoodyano no entendimento sobre o retorno de Jesus. Isso se dá, em grande parte, por conta do premilenismo dispensacionalista (que já estudamos aqui).

Nessa corrente escatológica, que (deixo claro desde já), entendemos que NÃO é uma perspectiva correta da interpretação bíblica, afirma-se que o retorno de Cristo se dará em duas etapas. A primeira seria a chamada "arrebatamento" e depois seria a sua "volta". Entre estes dois períodos, segundo essa corrente, haveria um intervalo de 7 anos, que seriam anos de tribulação, aparecimento do anticristo, perseguição e tal, e todo aquele contexto do Armagedom de Hollywood. Aí depois desse tempo é que Jesus voltaria de fato.

Não faz sentido bíblico, porém, que a igreja não esteja na terra durante a Grande Tribulação. No próprio sermão escatológico de Jesus ele afirma que: "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." (Mt. 24:22). Ora, se a tribulação teve que ser abreviada por conta dos eleitos, é porque eles claramente estarão nela!

Neste mesmo argumento, porque teria Paulo se dado ao trabalho de alertar os Tessalonicenses se eles não fossem passar pela Tribulação? "Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição" (II Ts. 1:3).

Sobre o fato de haver duas etapas, também não há base bíblica para afirmar isso. Em Atos, temos registrado a ascensão de Jesus da seguinte forma: "e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." (At. 1:11). A ascensão de Jesus não foi em duas etapas, e não há base para afirmar que sua segunda vinda o será.

Um outro ponto que sempre ronda a ideia da vinda de Jesus é: quando? Muitos pseudo-analistas já tentaram prever essa data baseando-se em estudos numerológicos que nada provam, ou buscam afirmações em dados falsos para prever isso.

Mas a Bíblia nos aponta alguns sinais quanto a isso. Já estudamos na agenda escatológica de Jesus, por exemplo, que a segunda vinda se dará depois da apostasia e da Grande Tribulação, quando haverá a vinda do anticristo e a igreja passará por um período de grande perseguição. Não obstante, a Bíblia é muito clara em dizer que: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mt. 24:36)

Ainda que não tenhamos informações específicas sobre o "quando", temos alguns dados bem legais sobre o "como" Jesus voltará. Já vimos, no texto de Atos, que ele voltará do mesmo modo como subiu. Além disso, Cristo virá pessoalmente: "Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória." (Cl. 3:4)

A segunda vinda de Jesus será visível, não será secreta: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram." (Ap. 1:7). Jesus virá em glória! Ele não tem porque se esconder ou fazer mistério. Quando ele veio a primeira vez, veio humilhado, assumiu a forma de servo para ser sacrificado. Agora ele retorna triunfante! Cheio de poder e graça: "Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." (Ap. 19:16).

Jesus volta com objetivos específicos: "E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (Ap. 21:5). Jesus vem para finalmente realizar o juízo final e a ressurreição dos mortos, inaugurando um novo marco na realidade:
"Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras." (Ap. 20: 12-13)
Esse momento de julgamento, que é tão temido por muitos que estudam o Apocalipse, na verdade é momento de grande bênção e júbilo para os santos! Parece estranho, mas exemplifico de maneira figurativa: é porque quando Deus retirar do arquivo a folha com nossos pecados, enumerados, sem que nenhum falte, Ele vai olhar para aquela folha desprezível, para o ser humano asqueroso que cometeu aquilo tudo, vai descer os olhos pela página e lá no final vai ter um carimbo, um selo. Em sangue. Na forma de cruz.
"tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;" (Cl. 2:14)


A volta de Cristo será um evento único, visível para todos, em que Cristo voltará em pessoa, para transformar a terra, julgar ímpios e eleitos. Essa grande verdade do evangelho deveria martelar nas nossas cabeças todos os dias! Precisamos lembrar de para quê estamos vivendo aqui na terra. Qual a esperança que te move? A nossa esperança está pautada pelas coisas da terra ou as do céu?
"Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro." Ap. 22:7). 
Nos ajuda a guardar a tua palavra, meu Senhor. Nos ajuda a sermos encontrados dignos, servos fieis, quando tu retornar. Ah! E Jesus... retorna, meu pai, retorna e livra-me do corpo dessa morte, para que eu possa, em plenitude, te adorar em espírito e em verdade! Seja nosso guia e nossa luz.
Maranata, vem Senhor Jesus!

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário