Menu

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Escatologia - A noiva e o noivo II

Hello ladies and gentlemen! Estamos de volta com nossos estudos de Escatologia: o estudo dos fins dos tempos. Já tivemos uma boa caminhada até aqui desvendando diversos aspectos dessa temática, sempre sob a ótica da Bíblia. No último post exploramos a parábola das virgens, vimos, principalmente como a parábola revela a figura do noivo e sua centralidade. Vamos reproduzir rapidamente a parábola abaixo e depois daremos continuidade.   
"Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 
E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 
Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora." (Mt. 25:1-13)

Pois bem. A noiva. A peça principal da festa de casamento. Há quem diga que se o noivo faltar no dia da festa, ninguém nem nota a falta dele, pode seguir o barco, agora se a noiva faltar... Não tem festa. Até agora vimos a responsabilidade da Igreja (a noiva) para com a chegada de Cristo (o noivo). Porém o ato de preparação da noiva, ou da Igreja de Cristo, é também um ato do Pai, foi Ele quem fez essa escolha. Vejam o que Jesus diz nessas passagens:
"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." (Jo. 6:37) 
"Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra." (Jo. 17:6)
O Pai já havia escolhido estes que deu ao Filho antes mesmo da fundação do mundo, vejam que texto magnífico: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Rm. 8:29). E temos também o clássico em Efésios que reforça essa ideia: 
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; [...]" (Ef. 1:3-4a)
Vemos que desde o começo dos tempos, o Pai tem preparado a sua igreja para essa união eterna, por meio de Cristo. Ele começou a fazer isso lá, mas permanece fazendo e continuará até o Apocalipse, olha só: "Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva" (Ap. 21:2)

A noiva é preparada e transformada para desposar o noivo. E, o mais incrível, como já vimos no estudo anterior, é o próprio noivo que garante tudo isso. Essa preparação da noiva é justamente torná-la cada vez conforme a imagem de Cristo. Já vimos isso no texto de Romanos 8:29 (acima), mas também é presente em II Coríntios: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (II Co. 3:18)

Já entendemos, portanto, que Cristo prepara a sua noiva, no texto que lemos em Apocalipse, vimos que a noiva já aparece vestida e pronta para o noivo. A preparação, como já vimos também, é justamente a redenção trazida por Cristo. Mas para quê ele faz isso? A resposta é: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Ef. 2:10). 

Por certo que não são as obras que nos salvam, é Cristo por meio de seu sacrifício, mas as obras são consequência de uma fé genuína no Filho e na sua salvação. Só quem realmente pode purificar a Igreja é Cristo: "Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." (Fp. 1:6)

E, claro, quando se fala de casamento, não se pode esquecer da festa! Também na Bíblia o ápice da festa em si é a entrada da noiva: "Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." (Ap. 21:3). E o próprio Jesus se referiu a isso na parábola das noivas, citada lá em cima, naquela parte que o noivo chega e se fecha a porta. (só ver no texto no começo do post). 

O momento máximo da existência humana será cumprir aquilo para o que foi criada: habitar ao lado de Deus, desfrutando plenamente de Sua presença. A preparação da Igreja visa estar pronta para morar com Cristo: 

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (Jo. 14:1-3)


Que absolutamente magnífico! Como pode? O próprio Deus nos escolhe, o Cristo nos redime, o Espírito Santo nos nutre para que vivamos de modo agradável a Deus. Nós não temos direito a nada. Não é por nós, não é, nem um pouco. Os textos aqui mostraram isso tão claramente!

O casamento é o exemplo que ilustra a união de Cristo e da Igreja, como já falamos várias vezes. Jesus usou esse exemplo para dar confiança à Igreja, porque é o noivo que trabalha; mas, claro, ao mesmo tempo, a noiva tem que estar preparada. Na agenda escatológica, como já vimos isso aponta que nós devemos estar prontos para a a volta de Jesus.

Isso já foi dito várias vezes em outros posts: Escatologia serve para nos mostrar como devemos viver hoje. Como estamos nos preparando? Vivemos nossas vidas lembrando da iminência da volta de Jesus? Lembrando da parábola e do post anterior: quais são as nossas prioridades? Essas perguntas têm que martelar na nossa mente para que vivamos uma vida agradável a Deus, enquanto aguardamos a hora incrível em que iremos vê-lo face a face e morar para sempre ao seu lado.

Deus maravilhoso, que privilégio é esse! Como eu não sou merecedor dele! Me ajuda a seguir nos teus caminhos e ser um servo fiel. Até lá, esteja com todos nós. Seja nosso guia e nossa luz.

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário