Menu

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Apologética - Anjos II

Olá, minha gente! Continuamos então a aprender um pouco mais do que a Bíblia fala sobre anjos. Isto é importante para que nós não caiamos nas armadilhas que o esoterismo ou misticismo pregam sobre estes seres e que possamos estar armados com o conhecimento da verdade para argumentar.

No último post vimos o que a Bíblia fala sobre os anjos propriamente ditos, mas também sobre os outros seres espirituais, todos criados para glorificar a Deus e obedecer aos Seus comandos, coisa que eles mesmo demonstram alegria em fazer. No post de hoje, vamos falar sobre os poderes dos anjos e a história dos "anjos da guarda".

Tradicional figura do meio católico e também do espiritismo que mostra o anjo como aquele ser alado e andrógeno, com função de proteger. 

A Bíblia descreve os anjos como poderosos: "Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra." (Sl. 103:20). Os anjos são descritos na Bíblia como mais fortes que os seres humanos, embora a Palavra afirme que no futuro seremos maiores que eles, veja os textos:
"ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor." (II Pe. 2:11)
"Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos." (Hb. 2:7)
"Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!" I Co. 6:3
A história do "anjo da guarda" apareceu porque uma das funções dos anjos é a proteção: "Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." (Sl. 91:11-12). Até aqui, o texto mostra como anjos podem auxiliar pessoas, a mando do Senhor Deus. Os próximos textos são os mais usados para indicar que há anjos específicos para cada pessoa:
"Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu pai celeste." (Mt. 18:10)
"Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo." (At. 12:15)
Vamos lá. O primeiro texto não pode dar a entender que há anjos específicos, porque o texto não deixa isto claro; poder-se-ia até afirmar que há anjos que trabalham mais diretamente com proteção de crianças, mas não que há um específico para guardar cada uma. O segundo texto é ainda mais fácil de entender se olharmos o seu contexto.

No capítulo 12 de Atos, Pedro fora perseguido por Herodes, que mandou prendê-lo, para maltratar os cristãos e agradar aos judeus. O verso 05 mostra que havia oração incessante por parte dos irmãos sobre esta situação e no verso 07 veio o anjo quando ele ainda estava na prisão; neste ponto, o anjo tira as correntes e manda que ele se vista para juntos saírem da prisão (vs. 06-10). Acontece então que no verso 11:
"Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico." (At. 12:11)
Note que é o próprio Pedro o primeiro a afirmar que o anjo era do Senhor e não alguém designado especificamente para ele. A Bíblia deixa clara que os anjos têm uma tarefa geral de proteção, mas são inferências tomadas pelas pessoas que afirmam que há um "anjo da guarda" para cada um. Ainda, Pedro não pareceu reconhecer o anjo, ou não o tratou com familiaridade alguma ou sequer referiu-se a ele como se fosse um ser específico para ele; bem sabia que era do Senhor, e não do anjo que estava vindo aquela proteção, resposta das orações dos fiéis.


Vamos então falar do lugar e propósito dos anjos. O primeiro deles é mostrar a grandeza do plano de Deus e Seu amor para conosco. Veja bem, os humanos e anjos são as únicas criaturas morais e inteligentes criadas, mas nunca é mencionado que os anjos foram feitos à imagem de Deus! Enquanto, para o homem, isto é dito várias vezes (olhe apenas uma delas): "[...] porque Deus fez o homem segundo a sua imagem." (Gn. 9:6b). A partir disto, pode-se concluir que somos mais parecidos com Deus do que com os anjos.

Outra coisa que nós temos e os anjos não é justamente a capacidade de gerar filhos e garantir a "perpetuação" da espécie: "Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu." (Mt. 22:30)

E o principal fato que demonstra a grandeza de Deus e Seu amor para conosco, humanos, é que os anjos pecaram... mas nunca foram salvos...
"Ora, se Deus não poupou anjos quando pecara, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo." (II Pe. 2:4)
"e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, par o juízo do grande Dia;" (Jd. 6)
Estaria Deus sendo injusto para com os anjos? Você acha que é injusto punir alguém por assassinar outro? Você acha que é injusto punir um político corrupto que tira dinheiro da educação e da saúde apenas para seu próprio benefício? E é por isso que Deus não é injusto ao punir os anjos por terem agido errado. 
"Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão." (Hb. 2:16)
O que é maravilhoso é que Ele agiu diferente para conosco. Deus, apesar da nossa maldade, derramou sobre nós a Sua graça e escolheu enviar Seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados, para nos livrar da morte eterna, da separação eterna que nos seria o destino justo pelas nossas falhas. Isto é inexplicável! Porque Deus agiria assim? O que leva um ser absolutamente justo a agir com tamanha benevolência para conosco? Isto, meus caros, é a dimensão do amor de Deus! 

Outro fator que demonstra o lugar e propósito dos anjos é que eles são prova do mundo invisível. Nos tempos de Paulo, assim como hoje, havia materialistas que não queriam acreditar no sobrenatural: "Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito [...]" (At. 23:8a). 

Mas a Escritura mostra a realidade destes seres e, inclusive, que eles podem ser vistos por olhos humanos, no plano material se assim Deus desejar (isto já é claro quando os anjos aparecem a várias pessoas, por exemplo à Maria para trazer boas novas, mas veja este texto que demonstra isto de maneira muito clara):
"Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." (II Rs. 6:17)
Outra coisa: os anjos são exemplos para nós quando se trata de devoção (obediência) e adoração. Veja que no texto de Mateus (abaixo), os anjos obedecem a Deus no reino dos céus e o fazem com alegria! Além disso, têm também deleite na adoração eterna ao Senhor:
"venha o teu reino; faça-se a sua vontade assim na terra como no céu" (Mt. 6:10)
"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." (Ap. 5:11-12)
Mais uma coisa dos anjos: eles executam os planos de Deus. Aqui é que entram aquelas diversas funções que vemos em descrições. Eles atuam como:
Mensageiros"Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas." (Lc. 1:18-19)
Executores - no sentido de anjos da morte mesmo"Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai." (II Sm. 24:17)
Guerreiros - tanto em batalha espiritual como parte de um exército mesmo"Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá cada um conforme as suas obras." (Mt. 16:27)
 "Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos." (Ap. 12:7)
Patrulheiros e protetores
"Então, respondeu o homem que estava entre as murteiras e disse: São os que o SENHOR tem enviado para percorrerem a terra. Eles responderam ao anjo do SENHOR, que estava entre as murteiras, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está agora, repousada e tranquila." (Zc. 1:10-11)

"O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o teme e os livra." (Sl. 34:7)
Além destas muitas funções, os anjos ainda têm o privilégio de glorificar a Deus de maneira constante e direta. Nós já vimos que os serafins e os seres viventes fazem isto continuamente, mas também os anjos têm a oportunidade de bendizer o nome de Deus:
"Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra." (Sl. 103:20
Outro fato interessante sobre esta glorificação a Deus que os anjos fazem, é que eles mesmo se regozijam no plano de salvação divino, conforme ele se revela! Note nos textos abaixo: eles ficaram contentes quando Jesus nasceu, também quando alguém se converte; os textos ainda mostram que Deus revela os planos de maneira geral, tanto para nós quanto para os anjos e os próprios anjos querem saber o que vai acontecer!
"E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem." (Lc. 2:13-14)
"Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lc. 15:10)
"e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde o s séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais," (Ef. 3:9-10)
"A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Santo Espírito enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam prescrutar." (I Pe. 1:12)
___


É meus caros, vimos um bocado de coisas de novo! Vou ficar devendo para o próximo post conversarmos sobre como deve ser nosso relacionamento com os anjos e o que a Bíblia alerta sobre estes contatos -- coisa ainda muito "etérea" no meio esotérico e místico, que contamina a igreja por meio de crendices e contos.

Até lá, seja Deus vosso guia e vossa luz!

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário