Menu

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Apologética - Anjos I

E ae moçada? Temos estudado há uns meses sobre Apologética, sobre a defesa da nossa fé, sobre demonstrar que aquilo que acreditamos não é cego, mas que somos pessoas com conhecimento intelectual e capazes de argumentar em defesa daquilo que acreditamos. Já estudamos sobre Relativismos, sobre a Bíblia, sobre Deus, sobre Fé e Ciência e também sobre Criacionismo.

O tema do post de hoje, a princípio, eu achei supérfluo. Sabe, de tantas coisas que se tem pra estudar, porque estudar "anjos"? Porque aprender sobre este tema que é fruto de tantas incertezas e que é apropriado por tantas outras religiões e seitas? Pois é, justamente por isso. É importante que nós tenhamos conhecimento sobre o que a Bíblia fala a respeito de anjos, para que não sejamos levados por "ventos de doutrina" falsos.


Vamos lá então: o que são anjos? São seres alados de cabelos loiros e olhos azuis? Eles têm auréolas ao redor da cabeça? Falam bem baixinho, brilham no escuro (sei lá)?  De onde vêm suas preconcepções sobre o que são estes seres? Está baseado na Bíblia, ou você está acostumado a ver em filmes? E o que fazem eles ou o que eles podem fazer? E mais: o cristianismo é o único que acredita em anjos? Todos os enxergam da mesma forma?

Em poucas palavras, os anjos são seres espirituais criados por Deus; eles são dotados de juízo moral e alta inteligência. Destrinchando: eles não tem corpo físico, embora as vezes possam assumir forma corpórea para executar alguma ordem divina:
"Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" Hb. 1:13-14
Sei que os textos bíblicos estão falando de diversos outros aspectos dos anjos, mas vamos tratar deles mais adiante. Também, os anjos são criaturas de Deus, eles não existiram desde sempre, veja o destaque abaixo:
"Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. [...] Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados." Sl. 148:2,5
Quando afirmamos que os anjos têm juízo moral, significa que eles também têm noção do certo e errado, pois, conforme a Bíblia afirma, alguns deles pecaram:
"Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;" II Pe. 2:4
"e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;" Jd. 6
Os anjos ainda demonstram alta inteligência no seu falar e são capazes de exercer funções cognitivas também, pois é possível vê-los agindo, por exemplo, até cantando louvores, veja os textos:
"Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado." Mt. 28:5
"Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes." Sl. 148:2
Os textos que vimos já disseram de certa forma também algumas das funções dos anjos, entre elas: guardar e proteger, adorar a Deus e obedecer aos Seus comandos. Mais à frente vamos ver com mais detalhes quais são os poderes e funções dos anjos.


 Mas deixe eu perguntar uma coisa antes: existem outros seres espirituais além dos anjos? Ou será que é tudo a mesma coisa? A Bíblia faz alguma diferenciação entre eles? É legal isso de sempre voltar os olhos para a Bíblia e tentar fugir do senso comum em querer dizer que tudo é anjo. Olha só. Existem outros seres espirituais citados na Bíblia, um deles são os querubins:
"E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida." Gn. 3:24
"Os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e a nuvem encheu o átrio interior. Então se levantou a glória do SENHOR de sobre o querubim, indo para a entrada da casa; a casa encheu-se de nuvem, e o átrio, da resplandecência da glória do SENHOR. O tatalar das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala." Ez. 10:3-5
Ezequiel é o livro da Bíblia onde estes seres são mais citados, eles são descritos como seres alados e com "semelhança de mão de homem" embaixo das asas (Ez. 10:8). Note que esta é a imagem que se popularizou de anjos: como se fossem homens alados. 

Porém vemos no texto bíblico que eles estão presentes desde o começo da história de Israel (também na Arca da Aliança - Ex. 25:18), que Deus está entronizado entre eles, mas que eles executam seus comandos e lhe são subalternos. Ah! Importante dizer que em momento nenhum a Bíblia os caracteriza como uma "espécie de anjo"; na verdade, em Ezequiel eles são chamados somente de "seres viventes" (Ez. 10:20). 

Outro dos seres espirituais citados na Bíblia são os serafins. Mais uma vez, são seres que popularizaram-se como imagens de "anjos", mas que a Bíblia não diz claramente ser uma "espécie" ou variação de anjos. Os textos bíblicos também os apontam como seres em constante adoração a Deus:
"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas, com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." Is. 6:2-3
Isaías é o único livro da Bíblia que menciona a existência destes seres, e também de maneira sucinta, apenas no começo do capítulo 06. Esta visão dos serafins como "anjos" de 06 asas, como se eles fossem uma categoria superior aos querubins, também é apenas fruto da midiatização do Evangelho, por meio da criação de ícones na cultura popular: a Bíblia não afirma nada disso.

Ainda outra categoria destes seres espirituais são aqueles chamados simplesmente de seres viventes. A princípio, estes seres parecem ser algo que a mente humana não consegue compreender totalmente, por conta da descrição que nos é dada nos textos bíblicos, veja:
"Há diante do trono um como que um mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volto do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a um leão, o segundo semelhante a um novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.
E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir." Ap. 4:6-8
Em Ezequiel eles também aparecem com esta descrição, como uma combinação de leão (animal selvático), novilho (animal domesticado), homem (criação) e águia (pássaro). Note-se que eles também estão em adoração contínua à Deus, que parece ser o propósito de sua existência... Que nem todas as outras criaturas de Deus, inclusive nós!

Por fim, embora meio que já tenhamos começado a falar disso, existe uma hierarquia entre os anjos? (Note que não perguntei entre os seres espirituais - como os que vimos acima). Entre os anjos a Bíblia demonstra uma espécie de hierarquização sim, com a figura do famoso arcanjo Miguel. 
"Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!" Jd. 9
"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles." Ap. 12:7-8
Note nestes textos que além de Miguel ser chamado de "arcanjo" e não apenas de anjo, ele aparece em característica de liderança ("Miguel e os seus anjos"), posição que também lhe é peculiar em Dn. 10:13, quando um outro anjo referiu-se a ele como um dos "primeiros príncipes". 

A Bíblia refere-se a Miguel como um arcanjo e também como um líder, mas isto não significa que ele seja o único arcanjo, é apenas o único mencionado. É perigoso tirar quaisquer conclusões finais sobre este ser, tendo em vista que a Bíblia é silente sobre isto em diversos aspectos.

Porque ela é silente? Porque Deus em sua soberania escolheu o que devia ser revelado a nós, e o que foi revelado é suficiente. Já tivemos esta discussão nos posts sobre a Bíblia, mas cabe ressaltar: a partir do momento que buscamos aquilo que a Bíblia não revela apenas pelos nossos próprios méritos, isto deixa de ser o conhecimento divino e passa a ser mera especulação humana.

___


Vimos algumas coisas interessantes neste post. Espero que já tenha servido pra quebrar um pouco aquele senso comum dos anjos como pessoas de roupas brancas, com asas grandes e auréolas na cabeça; esta é a imagem popularizada tanto pela mídia como pelas antigas pinturas da Idade Média. 

No próximo post vamos falar dos poderes dos anjos e daquela história do "anjo da guarda"; por fim, se não couber no próximo post, vamos falar também do lugar e propósito dos anjos, bem como a nossa relação com eles e o cuidado que devemos ter nisso.

O que é importante lembrar é que os seres espirituais (sejam eles quais forem), assim como nós também, temos a mesma função primordial: adorar a Deus e glorificá-lo para sempre! Esta não é uma função ruim, muito pelo contrário, é a melhor que pode existir! Que maravilhoso é este Deus que nos criou para servi-Lo!

Seja Ele vosso guia e vossa luz.

S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário