Menu

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Escatologia - A agenda escatológica de Jesus II

Fala pessoal! Vamos dar continuidade à agenda escatológica de Jesus apresentada em Mateus 24. No post passado falamos do primeiro dos três pontos elencados: o princípio das dores, a grande tribulação e a segunda vinda. No princípio das dores vimos: o crescimento da apostasia, o consequente ódio à igreja e seus ideais, e por fim a necessidade que a igreja tem de permanecer fiel em meio a tudo isso. 

Agora vamos seguir em frente e falar do ponto que é o mais mencionado pelos "profetas da destruição", a tão temida Grande Tribulação. A princípio será um post pequeno, já que depois vamos aprofundar aspectos sobre este tópico.


Jesus no seu sermão profético destaca um período de tribulação maior que os outros momentos: "porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais." (Mt. 24:21). Essa tribulação é a que precede uma outra que fica mais próxima de sua vinda (sim! Haverá mais de uma!), basta ver os versos 29 e 30:
Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens. (Mt. 24:29-30)
É preciso que a gente tenha em mente aquilo que foi dito no primeiro post: a escatologia é algo que perpassa todo o conteúdo bíblico. Esta grande tribulação não deveria ser novidade aos discípulos que ouviram as palavras de Jesus, pois já estava prevista em Daniel: "Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão. Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, ..." (Dn. 12:10-11a)

Algo importante que Jesus alerta seus discípulos é: "Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos." (Mt. 24:23-24). Aqui surge uma palavra famosa nos estudos escatológicos: o anticristo.

De maneira bem geral "anti-Cristo" significa simplesmente: "oposto de Cristo". Vamos tratar disso em momento oportuno, mas cabe afirmar que não há somente um anticristo, mas todo aquele que se opõe de maneira veemente a Cristo já pode se caracterizar como um tipo de anticristo.

Vejam só, os judeus entendiam que a profecia de Daniel (a que citei acima) fora cumprida quando Antíoco Epifânio entrou no templo de Jerusalém em 168 a.C. e profanou o santuário. Neste ponto, ele realmente era um tipo de anticristo; porém a profecia não era definitiva ainda, pois Jesus referiu-se a ela para apontar para um tempo que ainda virá.

Há muitos casos em que as profecias não são exclusivas de um único evento. Por exemplo, em 70 d.C. o imperador Tito destruiu o templo em Jerusalém, isto também foi uma forma de cumprimento daquela profecia de Daniel (e várias outras). Jesus faz menção a essa profecia porque os fatos relacionados a ela têm um ponto em comum: apostasia, ir contra o culto a Deus.

E isto é mencionado em outros textos. Veja essa explicação fica tão evidente quando Paulo diz: "Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus." (II Ts. 2:3-4).

No também famoso relato da besta da terra e a besta do mar (em Apocalipse 13:11-14), vemos que o falso profeta tentará convencer os homens a adorar a "besta", e isto sempre acompanhado de grandes sinais. Assim, o propósito maior do anticristo não é a destruição: mas o engano. Assim como o pecado que jaz em nós, devemos ficar atentos e apegados à Palavra da Verdade para não sermos levados por ventos de falsa doutrina.

Estamos constantemente lembrando que a apostasia produz perseguição e isto não é novidade: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Tm. 3:12). E uma vez que a tática é o engano (e não o medo, como muitos fazem com a escatologia), Jesus está alertando seus discípulos (Mt. 24:25) para que eles não sejam enganados.

Entendam, meus caros, naquela época muitos discípulos acreditavam que a volta de Jesus era uma questão de alguns dias ou semanas, eles achavam que era absolutamente iminente. É nesse contexto que Paulo dá um importante alerta:
"Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor." (II Ts. 2:1-2)
Veja como é constante na Bíblia o alerta sobre o engano durante a Grande Tribulação. A Bíblia fala sobre as guerras, fomes, terremotos, a perseguição à igreja. Mas o que Jesus e os discípulos estão constantemente realçando não é o que vemos nos filmes! O grande perigo está em sermos enganados pelas falsas doutrinas.

Quanto mais a Igreja se apega à Palavra, mais poderá resistir a isso e mais isto vai irritar o mundo. Porém é justamente essa fidelidade que garante o socorro de Deus durante dias tão difíceis: "Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." (Mt. 24:22)


Por certo que a Grande Tribulação será um momento difícil e de grande perseguição contra a Igreja, como o próprio nome diz. Mas Jesus já nos garantiu que a Igreja sobreviverá, se permanecer fiel a Ele. Não obstante, será também um importante momento de purificação da Igreja, que ajudará a garantir que o remanescente fiel do Senhor viva e continue a glorificá-Lo com suas vidas.

Faça parte desse rol.

Seja Deus vosso guia e vossa luz.
S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário