Olá, meus caros! Nestes últimos dias temos estudado sobre Escatologia, ou o estudo do "fim dos tempos". Já passamos por alguns tópicos importantes, como a principal razão de estudar escatologia, a agenda escatológica de Jesus e a noção de "reino", previsto no Antigo Testamento e inaugurado por Cristo. Hoje vamos dar continuidade falando do conceito de "últimos dias".
Vale lembrar novamente aqui que a base destes estudos aqui é a revista Palavra Viva que tenho usado para dar aulas aos adolescentes da II Igreja Presbiteriana de Boa Vista. A ressalva é importante para lembrar do trabalho dos editores da revista, que forneceram esse conteúdo de primeira para essa garotada que, cada vez mais, precisa conhecer a boa doutrina cristã.
O conceito de "últimos dias" está embebido pela tensão entre o "já" e o "ainda não". O crente do Novo Testamento (N.T.) sabia que a promessa escatológica do Antigo Testamento (A.T.) fora cumprida (é o que vimos no último post sobre o "reino"). Porém, o crente do N.T. sabia que ainda existiam outras promessas, ainda não cumpridas.
Nós percebemos esta tensão no presente. O exemplo mais fácil para explicar aos adolescentes é: você já fez a prova, mas está esperando o resultado dela. É uma tensão entre o "já" (a realização da prova) e o "ainda não" (não sabe se passou ou não, porque não saiu o resultado). Na vida cristã isso é representando, só pra dar um exemplo, pelo contraste entre a comunhão que temos com os nossos irmãos aqui e a comunhão dos santos que desfrutaremos na eternidade: nós já temos a comunhão, mas ela ainda não é plena.
Para entender bem o que são os "últimos dias", temos que entender o ministério de Jesus. Como já vimos, ele é a grande promessa do A.T. sendo cumprida. Mas, ainda no A.T., já havia indícios de falsos messias. O que torna Jesus diferente de todos eles? O que tem de especial em Jesus de modo que ele não fosse tomado como mais um daqueles falsos messias? A resposta: as profecias.
Jesus conseguiu cumprir todas as profecias previstas no Antigo Testamento. Vou citar algumas e depois vou elaborar um quadro de referências mais extenso. Vamos mencionar só algumas em Isaías: “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Is. 11:2
Quantas vezes Jesus não foi confrontado com fariseus e outras pessoas trazendo-lhe perguntas teológicas difíceis? Ou mesmo armadilhas capciosas para fazer ele se contradizer em sua fala? Mas em todo os momentos Jesus os derrotava: "E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. [...] Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja." (Mc. 12:13, 15)
Voltamos para Isaías novamente: "quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador." (Is. 4:4). E então vemos: "Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (I Co. 6:11)
E mais uma vez Isaías mostra que o Messias viria para libertar o povo das amarras do pecado, por meio do Espírito Santo: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados." (Is. 61:1-3).
Ora, isso não é justamente a descrição do trabalho de Jesus? Ele mesmo fez referência a essa profecia e seu cumprimento em Lucas 4:21. Uma das marcas do ministério de Jesus na terra era justamente a libertação e purificação. Vejam os milagres: curas de enfermidades, libertações de possessões demoníacas e, principalmente, o perdão dos pecados (que sempre acompanhava os milagres). Estes milagres vinham, dentro deste contexto específico, também para cumprimento das profecias.
Mas isso é tão pouco! Jesus cumpriu uma série de profecias que o qualificavam como o Redentor previsto no Antigo Testamento. Dá uma olhada no quadro abaixo (vou citar só o texto das profecias).
Fato
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Profecia
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Nascimento em Belém |
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para
figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que
há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos
antigos, desde os dias da eternidade. (Mq. 5:2)
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Fuga para o Egito |
“Quando
Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.”
(Os. 11:1)
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Rejeição
pelo povo
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Era
desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de
dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens
escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
(Is. 53:3)
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Entrada
triunfal em Jerusalém em um jumento
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“Alegra-te
muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis
aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em
jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” (Zc. 9:9)
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Traição
por 30 moedas de prata
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“Eu
lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não,
deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de
prata.” (Zc. 11:12)
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Morte na
cruz
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“E
sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém
derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para
aquele a quem traspassaram” (Zc. 12:10)
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Soldados
lançando sortes sobre as vestes
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“Repartem
entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam
sortes.” (Sl. 22:18)
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Nenhum
osso quebrado
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“Preserva-lhe
todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.” (Sl.
34:20)
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Sepultado
como um rico
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“Designaram-lhe
a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua
morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou
em sua boca.” (Is. 53:9)
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Ressurreição
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“Pois
não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o
teu Santo veja corrupção.” (Sl. 16:10)
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Ascensão
aos céus
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“Subiste
às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por
dádivas, até mesmo rebeldes, para que o Senhor Deus habite no
meio deles.” (Sl. 68:18)
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Quando Pedro afirma que: "Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;" At. (2:15-17), ele demonstra ter esse entendimento.
Paulo, em mais de uma ocasião aponta para isso também. Por exemplo: "vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gl. 4:4) e também "Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado." (I Co. 10:11).
Não é que o fim "vai chegar", mas ele já tem chegado, o verbo está no particípio, demonstrando a relação do passado com o presente. Essa "plenitude do tempo" que Paulo fala é a vinda de Jesus, quando Jesus tornou pleno aquilo que o Antigo Testamento apenas prefigurava. Em ambos os casos, Paulo reconhece que já está nos últimos dias.
O apóstolo João demonstra amor à igreja ao afirmar: "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora." (I Jo. 2:18). Assim como os outros apóstolos, João aponta para a tensão entre o "já" e o "ainda não", em saber que os "últimos dias" já haviam chegado, porém ainda aguardava o dia final.
Essa tensão se manifesta pelo que já falamos: mesmo estando nos últimos dias, há coisas que ainda não aconteceram: os profetas predisseram (e Jesus também) o julgamento do mundo, Jesus também falou de seu retorno, aguardamos o novo céu e a nova terra, o corpo glorificado e por aí vai. Isto quer dizer que alem dos "últimos dias", que são estes que vivemos hoje, há também um outro período que virá depois, o "porvir" ou "era vindoura":
"Então, lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento." (Lc. 20:34-35)
"Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir."(Mt. 12:32).
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna." (Lc. 18:29-30)
No livro de João, Jesus chama isso de "o último dia", a referência no singular aponta também para o cumprimento da promessa da ressurreição: "E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia." (Jo. 6:40)
Aliás, Esta promessa não era desconhecida pelos crentes do Novo Testamento, veja o que fala Marta na ocasião da morte de Lázaro, antes de Jesus o ressuscitar: "Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia." (Jo. 11:24)
Aliás, Esta promessa não era desconhecida pelos crentes do Novo Testamento, veja o que fala Marta na ocasião da morte de Lázaro, antes de Jesus o ressuscitar: "Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia." (Jo. 11:24)
A escatologia do Novo Testamento, portanto, aponta para o "já" (últimos dias como cumprimento das promessas do A.T.) e para o “ainda não” (aguardando a chegada da era por vir). Porém mais do que isso, há ainda a garantia dessas promessas:
Com isso, meus caros, passamos a ter uma noção do que são os "últimos dias" aos quais a Bíblia se refere em diferentes momentos. Vimos que o grande evento previsto no Antigo Testamento já aconteceu e por isso o Novo Testamento vive a tensão entre o "já" e o "ainda não", estando nos últimos dias, porém ainda na espera do "último dia".
Perceba que sempre há uma relação entre estes dois estágios: as bênçãos do presente (essas bênçãos que nós experimentamos no agora) são a garantia das bênçãos que hão de vir, já são uma prévia delas! É isto que tem que estar em nossa mente. A tensão das coisas que ainda estão por vir é muito esquecida na atualidade (isso remete ao nosso primeiro post sobre escatologia): as pessoas querem viver no agora, como se isso aqui fosse tudo, e esquecem para onde devem olhar.
Vamos fazer como Jeremias: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lm. 3:21) e viver de modo adequado enquanto esperamos a volta do nosso Senhor Jesus. Até lá, seja Ele vosso guia e vossa luz.
"e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." (At. 1:11)
"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." (Hb. 9:27-28)O penhor da nossa esperança está em Cristo. Ele mesmo já prefigurou aquilo que há de vir, de maneira análoga ao que o Antigo Testamento fez quando se referia à vinda dele. Por isso, temos a garantia das coisas que hão de vir, já prefiguradas em Cristo, o primogênito dos mortos. O gráfico abaixo dá uma noção visual do que temos falado.
Com isso, meus caros, passamos a ter uma noção do que são os "últimos dias" aos quais a Bíblia se refere em diferentes momentos. Vimos que o grande evento previsto no Antigo Testamento já aconteceu e por isso o Novo Testamento vive a tensão entre o "já" e o "ainda não", estando nos últimos dias, porém ainda na espera do "último dia".
Perceba que sempre há uma relação entre estes dois estágios: as bênçãos do presente (essas bênçãos que nós experimentamos no agora) são a garantia das bênçãos que hão de vir, já são uma prévia delas! É isto que tem que estar em nossa mente. A tensão das coisas que ainda estão por vir é muito esquecida na atualidade (isso remete ao nosso primeiro post sobre escatologia): as pessoas querem viver no agora, como se isso aqui fosse tudo, e esquecem para onde devem olhar.
Vamos fazer como Jeremias: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lm. 3:21) e viver de modo adequado enquanto esperamos a volta do nosso Senhor Jesus. Até lá, seja Ele vosso guia e vossa luz.
S.D.G.
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