Menu

terça-feira, 14 de junho de 2016

Apologética - Evolução ou Criação III

Olá a todos! Vamos terminar este tópico tão polêmico, mas que é de grande importância ser estudado, especialmente quando vivemos numa sociedade crescentemente materialista, que visa negar muitos aspectos da realidade, diminuindo-os ao seu simplismo argumentativo.

Nos últimos dois posts temos visto um bocado sobre evolucionismo e criacionismo. Começamos por falar de maneira abrangente sobre as duas teorias, demonstrando como são diametralmente opostas em diversos pontos. No segundo post, demonstramos alguns argumentos - feito por pessoas não-cristãs(!) e publicados em periódicos de renome - sobre as dificuldades da teoria evolucionista.

Neste post vamos pensar na seguinte questão: mas será que não pode haver um meio-termo entre as duas teorias? Será que Deus não pode ter criado tudo de maneira metafórica, como se cada dia da criação fosse na verdade centenas de milhares de anos? Será que Deus necessariamente teve que criar daquela forma, ou não seria possível entender isto de uma maneira mais amena? 


O evolucionismo teísta entende que os organismos vivos apareceram pelo processo de evolução darwinista, mas Deus guiou este processo para garantir o resultado que queria; dessa forma, Deus interveio apenas nos pontos cruciais, como a criação da matéria e da vida. De qualquer forma, os evolucionistas teístas creem que a mutação casual levou à evolução. Vamos ver algumas dificuldades desta abordagem:
"Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez." Gn. 1:24
Nosso Deus age com intencionalidade e propósito, este é um dos grandes poréns: a vida não poderia ocorrer por acaso. Enquanto os evolucionistas teístas creem que o acaso foi a força motriz para o desenvolvimento e mudança, não podemos concordar com um Deus que vai "polindo arestas" no meio tempo. Ou seja, Deus não foi “eliminando imperfeições” que surgiram ao acaso. Olha só:
"E fez Deus os animais selváticos segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom." Gn. 1:25
A Bíblia sempre enfatiza o "bom" da criação de Deus, e não fala das várias tentativas que "não ficaram tão boas" ou "não deram muito certo". Outra coisa que a Bíblia está constantemente enfatizando (e algo sobre o qual eu já escrevi extensamente aqui): o poder da palavra de Deus: 
"Os céus por sua palavra de fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. [...] Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir." Sl. 33:6,9
Continuando: Deus não interveio apenas em determinados momentos, porque Ele não é omisso. Ele não é o "relojoeiro" que fez tudo e depois só deu corda. Antes, Ele está na história da humanidade e nos detalhes da natureza, Deus esteve presente e ativo no mundo desde sua origem, veja os textos:
"Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe." Sl. 139:1
"Observai pois as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" Mt. 26:30
E outro problema fatal do evolucionismo teísta: como é que se deu a criação do homem? Pelo evolucionismo teísta, ele teria sido parte do processo de seleção natural e evolução conduzido por Deus. Só que no texto bíblico, o homem não veio de formas anteriores:
"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gn. 2:7
A criação diferenciada não está apenas em ter formado o homem do pó da terra, mas especialmente em ter lhe soprado nas narinas o fôlego da vida, coisa que não fez com os outros animais, dotando o ser humano de capacidades especiais que seriam peculiares a ele somente. 

Porém, no evolucionismo teísta, se a evolução foi um processo contínuo, quem foram Adão e Eva? Ou seja, quem foi o primeiro homem e a primeira mulher? Em que ponto da "evolução", poder-se-ia dizer que aquele era o primeiro homem e que aquela era a primeira mulher. E mais: neste processo evolutivo, quando foi a queda? Quando é que o homem pecou? Como foi isso no processo da evolução teísta?

Veja como argumentos simplistas - no sentido de serem simples e ao mesmo tempo querem subjugar as outras noções aos seus interesses, de modo a tentar torná-las "elegantes" num raciocínio forçado - podem pôr à prova toda a fundação da fé cristã. Crer no evolucionismo teísta põe em cheque não só o Gênesis, mas toda a Bíblia.

__________________________


Meus caros, tenho repetido isto diversas vezes: o problema principal do homem não é reconhecer Deus, é submeter-se a Ele. A teoria da evolução é só mais uma tentativa de tirar o poder das mãos de Deus. Aliás, esta foi uma das grandes razões pela qual ela se popularizou quando da sua origem: o fato de não incluir o fator sobrenatural. Nesta teoria, o homem diz colocar na natureza o poder para sua trajetória, mas, na verdade, está querendo tomar para si.

Quando falamos da origem da vida, o segredo é: não podemos duvidar do poder de Deus. Eu sei muito bem que Ele tem poder para fazer a realidade em 06 trilhões de anos, mas também tem poder para fazê-lo em 06 dias, 06 horas ou 06 segundos. 

Os antigos rabinos judeus não entendiam os 06 dias do Gênesis como 06 dias exatos: eles criam que na verdade, Deus fez tudo de uma vez só (como se fossem 06 milésimos de segundo) e que o Gênesis era apenas uma explicação didática para que o homem fosse capaz de entender - tamanha era a crença deles no poder de Deus! 

Eu consigo muito bem acreditar que Deus criou as coisas já "velhas": assim como o homem do texto bíblico não nasceu criança e depois cresceu, eu mesmo entendo que Deus criou uma árvore já com diversas camadas de "idade" assim como uma rocha bem no meio do oceano. O meu Deus é poderoso o suficiente para criar tudo o que existe apenas com o poder de sua voz!

Além disso, o Criador nos fez com um propósito: temos que lembrar disso e buscar glorificar a Deus através das nossas vidas e de Sua criação: seja argumentando, defendendo nossa fé, seja vivendo esta verdade em nossas vidas, seja buscando na ciência mais formas de glorificar ao Criador que tem providenciado tudo que precisamos e ainda mais, pois está sempre presente!

Seja este Deus criador vosso guia e vossa luz.
A Ele toda a glória!


S.D.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário