Menu

terça-feira, 14 de junho de 2016

Apologética - Evolução ou Criação I

Meus caros, depois de um mês aí de estudos sobre a família lá na II IPBV, findei não postando aqui o resultado das aulas com os adolescentes. Mas, finalmente, estamos retomando os estudos de apologética aí e têm sido muito bons. 

Lembrando que estamos falando aqui numa perspectiva pós-debate sobre Relativismo, Bíblia, Deus, Fé e Ciência... Estou citando isto porque muitos versículos bíblicos serão usados. Se você está lendo isto e entende que os textos bíblicos não são válidos ou que o que se refere a Deus não lhe é importante, recomendo os outros posts sobre estes assuntos aqui: "Relativismo", "Bíblia" I, "Bíblia" II, "Deus" I, "Deus" II.

Agora vamos lá.



O criacionismo é um dos pilares da fé cristã. Se isto for apenas um mito... então a Bíblia toda pode ser um mito também... Mas antes de tirarmos conclusões, é preciso entender o que cada uma das teorias diz e buscar respostas: o evolucionismo é uma teoria perfeita? O evolucionismo é compatível com o criacionismo? É possível encontrar meios-termos no processo? Vejamos.

Em primeiro lugar, vamos dar a noção geral do criacionismo: Deus originou o universo a partir do nada, tudo era originalmente bom e Ele criou para Sua glória. É a própria Bíblia que argumenta que Deus criou a partir do nada (nihilo):
"Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. Ele ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas. Tema ao SENHOR toda a terra, temam-no todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir." Sl. 33:6-9
"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." Jo. 1:3
"pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades." Cl. 1:16
Outro aspecto importante da criação é que nem todos os seres foram criados da mesma maneira. O homem e a mulher tiverem uma criação diferenciada, espelhando a imagem de Deus, para glorificá-Lo:
"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. [...] Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe." Gn. 2:7,21-22
Outro aspecto da criação é que ela é distinta de Deus, ou seja, Ele não é parte da criação como uma força abstrata ou um componente essencial de tudo; porém, não se pode dizer que a criação é independente de Deus, ao contrário, ela depende d'Ele. Esta propriedade é que chamamos de "imanente", que significa "permanecer em": Deus não deixou a criação a de lado.

É importante lembrar destes aspectos, porque ainda há muitos resquícios do panteísmo em nossa sociedade contemporânea. Sem falar do esoterismo ou das religiões orientais onde isto abunda, pense na "Força" de Star Wars: é como uma entidade abstrata que está presente em tudo, mas Deus não é assim. Tampouco Deus é como um relojoeiro que fez o relógio e apenas "deu corda" e partiu. Veja os textos:
"Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano." Jó 12:10
"Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste." Cl. 1:17
Continuando com a definição que vimos do Criacionismo, temos que Deus criou o universo para a Sua glória. Primeira coisa: Deus não precisa da criação para ter a Sua glória, Ele não depende do que nós podemos fazer para sua satisfação ou existência propriamente dita. Deus fez isto apenas pela Sua graça, pela sua vontade de proporcionar esta realidade e, claro, para o Seu deleite. 

Veja, até isto é reflexo: nós mesmos ficamos felizes quando criamos alguma coisa e temos prazer nisto, assim também é Deus. Ele não precisa de uma vanglória, Ele já tem toda a glória. Justamente por refletir isto é que a criação foi feita para demonstrar a glória de Deus: 
"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite." Sl. 19:1,2
"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." Ap. 4:11
O último aspecto do Criacionismo (e que foi essencial para o estabelecimento da Ciência tal qual a temos hoje - coisa que vimos nos últimos posts) é que o universo era essencialmente bom. Pra não ter que citar Gênesis (onde isto é repetido algumas vezes, vamos com um texto do N.T.):
"pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado." I Tm. 4:4,5
Deus teve prazer na criação após terminá-la, pois viu que era boa. A matéria em si não é algo originalmente ruim: ela é parte da criação de Deus. Esta noção foi essencial para que os primeiros cientistas trouxessem à tona a possibilidade de compreender o universo e a realidade, pois, se Deus criou, então pode e deve ser bem estudado.

Agora que vimos o Criacionismo com algum detalhe, outra coisa deve ser destacada: note como a ideia de Criação não é algo apenas do Gênesis. Citamos diversos textos que mostram como esta doutrina é basilar para o exercício da fé cristã: a ideia da criação perpassa toda a Bíblia.


Em primeiro lugar, é preciso fazer uma distinção antes de falarmos do evolucionismo. Quando se fala "evolução", muitas conotações ou denotações podem vir desse termo, então vamos fazer uma divisão: microevolução e macroevolução. 

Microevolução se trata de pequenas variações dentro das espécies como imunidades que se desenvolvem nos organismos, alterações no tamanho ou altura de animais com o tempo. A microevolução não é um problema para a teoria criacionista, inclusive, ela é tratada tranquilamente, por ser um fato visível e que não contradiz a ideia de que Deus continua operando na criação.

A macroevolução, por sua vez, está ligada com a Teoria Geral da Evolução. É preciso lembrar que há outras teorias da evolução e desenvolvimentos de diversas teorias, porém os postulados básicos delas são os mesmos: que substâncias sem vida deram origem ao primeiro ser vivo e que este diversificou-se e produziu a diversidade da vida.

Logo, o evolucionismo defende que os seres vivos evoluíram a partir de um ancestral comum. Vamos logo esclarecer: o evolucionismo NÃO DEFENDE que o homem veio do macaco. Se estamos fazendo um debate sincero entre as ideias, é preciso desmistificar logo isto de cara, tentar reduzir a ideia do outro a um absurdo é apenas uma técnica linguística, não um argumento intelectual. 

O evolucionismo defende que mutações graduais, por meio de variações espontâneas e aleatórias ocorreram, o que gerou a diversidade da vida; além disso, esta vida passou por um processo de seleção natural, onde a sobrevivência estaria nas mãos dos mais aptos (não dos "mais fortes", importante lembrar) e que isto levaria a uma mudança nos próprios seres (genética, em última instância).

Esta teoria está pautada pelo naturalismo/materialismo, ou seja, entende que a realidade só pode ser pautada pelos sentidos, por aquilo que é (em sua essência) material. Logo, a vida é resultado dos processos da natureza: a sopa primordial de componentes químicos foi um acaso que possibilitou o surgimento de tudo o que vemos na natureza.

Neste ponto, já podemos destacar algumas dificuldades entre as teorias:

Criação
Evolução
Sobrenaturalista → através do Criador
Naturalista → processos naturais sem intervenção alguma
Externamente dirigida → o Criador dá a manutenção da obra através de processos
Autossuficiente → tudo é explicado em termos evolutivos
Dotada de propósito → o Criador trouxe à existência com um fim em mente
Destituída de propósito → obra do mero acaso
Concluída → o Criador completou Sua obra
Constante → tudo continua em evolução
Extraído de: JUNIOR, Wilson Porte. Teologia Evolucionista? Barro, Macaco e Homo Sapiens. IN: Monergismo, 2016. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/criacao/teologia_evolucionista.htm. 

Vemos, portanto, que as teorias criacionista e evolucionista são diametralmente opostas em diversos sentidos e que uma necessariamente leva à exclusão da outra. Mas é possível identificar falhas na teoria evolucionista? Ou ainda: será que não é possível encontrar meios-termos que unam as duas teorias? O que é o evolucionismo teísta? 

Estas e outras perguntas vamos responder no próximo post! 
Até lá, seja Deus vosso guia e vossa luz!

S.D.G.

Um comentário:

  1. A hora q a coisa tava ficando boa ...até o prx, buaaaa!!!!!
    Que Deus o abençoe no seu firme propósito e que pessoas possam se encontrar por aqui e esclarecer suas dúvidas e anseios do coração humano.
    Graça e paz da parte de Deus pai

    ResponderExcluir